27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1838-1


Poster (Painel)
1838-1Identificação de cepas típicas e atípicas de Streptococcus pneumoniae empregando MALDI-TOF MS (Matrix-Assisted Laser Desorption Ionization-Time of Flight Mass Spectrometry)
Autores:Pinto, T.C.A. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Corrêa, A.B.A. (CTEX - Centro Tecnológico do Exército) ; Silva, M.C.J. (CTEX - Centro Tecnológico do Exército) ; Souza, A.R.V. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Neves, F.P.G. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Merquior, V.L.C. (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Peralta, J.M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Teixeira, L.M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

A espectrometria de massa por MALDI-TOF MS vem emergindo nos últimos anos como uma promissora ferramenta para a identificação laboratorial rápida e precisa de espécies bacterianas clinicamente importantes. No entanto, sua capacidade de resolução entre espécies intimamente relacionadas, tais como alguns estreptococos alfa-hemolíticos, é considerada baixa. Nestes casos, a execução do teste de susceptibilidade a optoquina é recomendada como prova auxiliar, apesar do relato esporádico de variantes atípicas de Streptococcus pneumoniae resistentes a essa droga. Neste sentido, o presente trabalho visou avaliar a técnica de MALDI-TOF MS para a identificação de cepas típicas e atípicas de S. pneumoniae, representativas de colonização assintomática e infecções invasivas. Cepas de referência de S. pneumoniae, Streptococcus mitis e Streptococcus pseudopneumoniae também foram incluídas. Todas as cepas foram identificadas por meio de testes convencionais e genéticos. Uma colônia de cada cepa foi aplicada a placa alvo, tratada in situ com ácido fórmico, e embebida na matriz HCCA (ácido cinâmico alfaciano-4-hidroxi). Os espectros foram obtidos, comparados e identificados, baseados em um score de confiabilidade, utilizando o equipamento Microflex e os softwares FlexControl e BioTyper (Bruker Daltonics). Totais de 6% e 88% geraram scores considerados confiáveis em nível de gênero (≥1.7 e <2.0) e nível de espécie (≥2.0), respectivamente, evidenciando o potencial da técnica para o seu propósito original. De forma geral, scores mais baixos foram observados para cepas isoladas de secreção de nasofaringe de portadores assintomáticos (score médio: 2.094), enquanto as cepas de referência (score médio: 2.252) e aquelas oriundas de infecções invasivas (score médio: 2.238) apresentaram níveis de confiabilidade mais elevados. Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes (P=0.1730) em relação a proporção e valores dos scores obtidos entre as cepas de S. pneumoniae sensíveis e resistentes a optoquina, indicando que esta atipia não interferiu com a comparação e identificação dos espectros. Enquanto as cepas de S. mitis e S. pseudopneumoniae são facilmente resolvidas pela execução adicional do teste de susceptibilidade a optoquina, as cepas de S. pneumoniae resistentes a optoquina incluídas no estudo seriam incorretamente identificadas seguindo somente esta recomendação, evidenciando a necessidade de realização de testes adicionais, como o de bile-solubilidade.