27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1828-1


Poster (Painel)
1828-1Avaliação da capacidade de Candida albicans, Staphylococcus aureus sensível (MSSA) e resistente à meticilina (MRSA) em formar biofilmes simples e mistos.
Autores:Dias, K.C. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Zago, C. E. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Silva, S. (UMINHO - Universidade do Minho) ; Sanitá, P. V. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Pavarina, A. C. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Machado, A. L. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Vergani, C. E. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

Resumo

Os micro-organismos presentes na cavidade bucal e na superfície de próteses bucais apresentam a capacidade de se aglutinar e interagir, promovendo o desenvolvimento de biofilmes polimicrobianos. Esses biofilmes representam um problema de saúde, clinicamente relevante, com potencial de servir como reservatório de uma variedade de micro-organismos, incluindo bactérias e fungos. A presença de Staphylococcus aureus e Candida albicans em biofilmes polimicrobianos tem sido relacionada à maior frequência e severidade de doenças. Embora a estrutura, as propriedades, bem como o papel dos biofilmes mono-espécies em infecções humanas, estarem bem documentados na literatura, pouco é conhecido sobre o comportamento de fungos e bactérias, tais como Candida albicans e Staphylococcus aureus resistentes à meticilina, respectivamente, em biofilmes mistos. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar, in vitro, a capacidade de adesão e formação de biofilme dos micro-organismos C. albicans (Ca), S. aureus sensível à meticilina (MSSA) e S. aureus resistente à meticilina (MRSA), em biofilmes simples e mistos (Ca + MSSA, Ca + MRSA). Biofilmes simples e mistos apresentaram um aumento progressivo (p<0,05) em relação aos valores de UFC/mL da fase de adesão (90 min) para a fase de biofilme maduro (48h). Quando cultivados com Ca, MSSA e MRSA apresentaram um aumento (p<0,05) nos valores de UFC/mL em 12 e 48 h de crescimento do biofilme, respectivamente. O biofilme misto de Ca + MRSA, em 48 h, apresentou maior produção de biomassa (p<0,05) quando comparado com biofilmes simples de C. albicans, no entanto, este aumento não foi acompanhado pelo aumento da atividade metabólica (p>0,05). Da fase de adesão para a fase de 24 h de formação de biofilme, biofilmes simples de Ca e biofilmes mistos tiveram maior atividade metabólica (p<0,05) quando comparados aos biofilmes simples das bactérias. Às 48 h de formação do biofilme, não foram encontradas diferenças significativas na atividade metabólica entre biofilmes simples e mistos (p<0,05). Imagens de microscopia eletrônica de varredura (MEV), revelaram extensa aderência das bactérias com a Ca, preferencialmente aos elementos invasivos (hifas). Ca, MSSA e MRSA podem co-existir em biofilmes, sem antagonismo e com um aparente efeito sinérgico, com as bactérias associadas preferencialmente às hifas de Ca.