27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1827-1


Poster (Painel)
1827-1ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS PRESENTES NO EFLUENTE INDUSTRIAL DE REFINARIA DE PETRÓLEO, COM POTENCIAL PARA DEGRADAÇÃO DE FENOL
Autores:DE CARLI, S. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; NALIN, D. A. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; RAMOS, M. A. G. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; DE ANGELIS, D. F. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

Resumo

Os efluentes de indústrias, como refinarias e petroquímicas, frequentemente contém elevadas concentrações de substancias tóxicas, dentre elas, os compostos fenólicos. Estas substâncias, mesmo em pequenas quantidades, afetam as propriedades organolépticas da água, além de que durante o processo de cloração da água potável, podem ser transformadas em clorofenóis e policlofenóis, pela reação com o cloro, formando substâncias com características carcinogênicas. Neste sentido, o refino do petróleo produz grande variedade de poluentes cujas propriedades modificam-se em função dos processos utilizados. Os fenóis são compostos tóxicos, com características fungicida e desinfetante, sendo tóxico para a maioria dos microrganismos, além de apresentarem ação de carcinogenicidade e mutagenicidade e serem recalcitrantes, acumulam-se nos corpos receptores, gerando danos à saúde e à vida aquática. No entanto, embora o fenol possua ação bactericida, alguns microrganismos adquiriram a habilidade de se adaptar e utilizar este composto como fonte de carbono e energia. O presente trabalho pretendeu selecionar linhagens bacterianas, a partir do efluente de uma refinaria de petróleo, da região de Paulínia – SP, que sejam capazes de resistir a altos teores de fenóis, a fim de serem aplicadas nas estações de tratamento de efluentes industriais, com foco nas refinarias de petróleo. Foram isoladas 3 linhagens a partir das amostras enriquecidas do efluente da refinaria e, após os ensaios, constatou-se que 1 linhagem apresentou resistência à concentração de fenol de 1000 mg.L-1. Os ensaios de biodegradação e crescimento em fenol como única fonte de carbono, demonstraram que estas linhagens são capazes de biodegradar aproximadamente 20% do fenol disponível no meio, em apenas 24 horas. A quantificação do fenol residual foi realizada em HPLC, marca SHIMATZU. A partir dos resultados, pode-se concluir que há eficiência na ação degradadora destes microrganismos, uma vez que a concentração de fenol em efluentes de refinarias e outras indústrias com frequência ultrapassam o limite para descarte estabelecido pela legislação de 0,5mg⁄L.