27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1823-2


Poster (Painel)
1823-2DETECÇÃO DA ATIVIDADE HEMOLÍTICA E DE EXOENZIMAS DE AMOSTRAS DA Escherichia coli UROPATOGÊNICAS (UPEC) ORIUNDAS DA COMUNIDADE DE SÃO LUÍS-MA, BRASIL.
Autores:Santana, R. L. (CEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; Marques, A. M (CEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; Oliveira, E. S (CEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; Silva, R. M (CEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; Carmo,M. S (CEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; Gonçalves, L. H. B (CEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; Monteiro, C. A (CEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; Figueiredo, P.M.S (CEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA)

Resumo

O trato urinário pode ser invadido por uma grande diversidade de organismos na qual a maioria das ITUs é causada por bactérias gram-negativas, onde a Escherichia coli é o invasor mais comum isolado de infecções urinárias. Onde a hemolisina contribui com o processo da doença por ser citotóxica para as células do tecido, afetando os mecanismos de defesa do hospedeiro permitindo a sobrevivência do micro-organismo, atuando assim como um mecanismo de evasão através da lise celular, enquanto que as enzimas extracelulares a função de degradação de estruturas teciduais permitindo a invasão e multiplicação bacteriana nos tecidos. Objetivando-se com este estudo verificar a ocorrência da atividade hemolítica através de técnicas fenotípicas e moleculares, analisar a citotoxicidade em células Vero, assim como presença de enzimas em 30 amostras de E. coli isoladas de infecções do trato urinário (ITUs) da comunidade de São Luís,Maranhão. 35% das amostras apresentaram halo de hemólise total ao redor das colônias em meio sólido com sangue humano tipo A, 27% com sangue humano tipo O, 23% com sangue humano tipo B e 20% com sangue de carneiro. Ao analisar o gene da alfa-hemolisina (hly) nenhuma amostra apresentou o gene, analisou-se a atividade citotóxica de UPEC em células Vero, porém nenhuma das amostras demonstrou-se positiva para esta atividade. Nos testes de detecção de atividade enzimática 40% apresentaram capacidade de degradar colágeno (gelatinase), 27% apresentaram atividade lipolítica e proteolítica. Diante dos resultados verifica-se a importância de estudos quanto aos fatores de virulência da E. coli por agente etiológico mais frequente das infecções do trato urinário sendo que propriedades específicas de virulência causam a resistência cada vez maior desses micro-organismos aos antimicrobianos.