27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1823-1


Poster (Painel)
1823-1CARACTERIZAÇÃO DE FATORES DE VIRULÊNCIA E ANÁLISE DA RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS DE Escherichia coli UROPATOGÊNICAS ORIUNDAS DE MULHERES GRÁVIDAS DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL.
Autores:Santana, R.L. (CEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; Menezes, A. (CEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; Ferro, T. A. F (CEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; Monteiro, C. A (CEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; Neto, V. M. (CEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA) ; Figueiredo, P. M. S (CEUMA - UNIVERSIDADE CEUMA)

Resumo

A infecção sintomática do trato urinário(ITU) situa-se entre as mais frequentes infecções bacterianas, onde Escherichia coli é a causa mais frequente deste tipo de infecção. A severidade da infecção depende da virulência da bactéria. A utilização da terapia empírica inapropriada é encontrada como sendo a causa de mortalidade em pacientes com bacteremia oriunda do trato urinário, sendo que a avaliação dos fatores de virulência e resistência, assim como testes de sensibilidade a antimicrobianos são importantes para iniciar tratamentos. Neste sentido, objetivou-se avaliar a presença de diferentes fatores de virulência em 60 isolados de E. coli uropatogênicas e analisar o perfil de suscetibilidade a antimicrobianos. Foram avaliadas cepas de E. coli uropatogênicas quanto a resistência a antimicrobianos, hemaglutinação, a formação de biofilme e produção de hemolisina. Em relação à fimbrias 80,62% dos isolados apresentaram fímbrias manose resistentes. Para detecção do biofilme obteve-se 53,75% positivas em vermelho congo (CRA), enquanto que em espectrofotômetro a positividade foi de 86%. Quanto à atividade hemolítica, 100% apresentaram atividade hemolítica em sangue de carneiro. O perfil de resistência apresentado 100% dos isolados apresentaram resistência à Ampicilina e Amoxicilina + ác Clavulânico, 54% resistentes ao cotrimoxazol e 30% à cefalotina. Todas as cepas foram sensíveis à gentamicina e ciprofloxacino, 94% amicacina e ácido nalidixico. Todas as amostras apresentaram ao menos um fator de virulência analisado, assim o conjunto dos dados obtidos traz uma contribuição para o esclarecimento dos aspectos biológicos destes uropatógenos circulantes na comunidade, o que é relevante, considerando a limitação destas informações em nosso meio. Diante do significante número de óbitos maternos e perinatais e as complicações durante a gestação que a ITU pode acometer, é de suma importância a investigação dos possíveis fatores de virulência e relacioná-los com os sinais e sintomas das ITUs em gestantes, e assim definir a conduta terapêutica específica para cada bactéria prevenindo as possíveis complicações.