27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1822-1


Poster (Painel)
1822-1Aplicação de IRAP e REMAP como ferramenta para estudo da variabilidade genética e estrutura populacional de Colletotrichum graminicola
Autores:Queiroz, C.B (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Batista, A.D (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Menicucci, R.P (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Queiroz, M.V (UFV - Universidade Federal de Viçosa)

Resumo

O fungo Colletotrichum graminicola (Ces.) Wilson, é o agente causal da antracnose do milho (Zea mays), considerada uma das principais doenças do milho em todo o mundo. A doença afeta todas as partes da planta, resultando em morte de plântulas e em manchas foliar. Entretanto, ocorre de forma mais agressiva no caule, causando a podridão do colmo. A análise molecular da variabilidade genética é necessária e crucial para a determinação da estrutura genética da população para direcionar as estratégias de melhoramento visando à resistência. Os elementos transponíveis podem desempenhar um papel importante na geração de variabilidade genética em muitas espécies. Devido a ubiquidade, a abundância, a dispersão no genoma, e por possuírem regiões conservadas que permitem uso de oligonucleotídeos iniciadores específicos, elementos transponíveis podem ser explorados como marcadores moleculares. Nesse contexto, os marcadores amplificação de polimorfismo entre retrotransposons (IRAP) e amplificação de polimorfismo entre retrotransposon e microssatélite (REMAP) foram usados para estudar a variabilidade genética de 38 isolados subdividos em seis subpopulações de C. graminicola de diferentes origens geográficas no Brasil. Um total de 29 locos foi amplificado, sendo 69 % polimórficos. A análise de agrupamento revelou três principais grupos. A diversidade gênica (HE) encontrada foi de 0.16, e pela análise de variância molecular (AMOVA) verificou-se que a variabilidade dos isolados foi maior dentro das subpopulações (82,6%) do que entre as subpopulações. O fato de ter sido encontrado uma baixa variabilidade genética entre as subpopulações significa que muitos alelos são compartilhados entre as diferentes subpopulações. Esse resultado é principalmente devido à existência de vários haplótipos heterogêneos dentro de cada subpopulação. A Análise Discriminante de Componente Principal (DAPC) revelou que não há nenhuma estruturação relacionada com as origens geográficas. Baseado nesses dados, demonstramos que os sistemas de marcadores baseados em retrotransposons IRAP e REMAP são ferramentas úteis para a análise da variabilidade genética e caracterização das estruturas populacional de C. graminicola.