27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1813-1


Poster (Painel)
1813-1ESTUDO AVALIATIVO DAS CULTURAS DOS ESTETOSCÓPIOS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO HOSPITAL GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS.
Autores:Loureiro, K. C. (FITS - Faculdade Integrada Tiradentes) ; Oliveira, D. B. (FITS - Faculdade Integrada Tiradentes) ; Zago, L. B. S. (FITS - Faculdade Integrada Tiradentes) ; Costa, L. S. L. (FITS - Faculdade Integrada Tiradentes)

Resumo

INTRODUÇÃO O estetoscópio é uma das ferramentas de trabalho utilizadas pelos profissionais da saúde em ambiente hospitalar, onde entram em contato com diferentes pacientes. É um aparelho de comprovada fácil contaminação e transmissão de microrganismos resistentes com alta capacidade de aderência a superfície. O presente estudo teve como proposta avaliar o nível de contaminação dos estetoscópios em uma amostra representativa dos profissionais da saúde do Hospital Geral do Estado de Alagoas. MATERIAIS E MÉTODOS No Hospital Geral do Estado de Alagoas foram selecionados, aleatoriamente, profissionais no final do expediente que portavam um estetoscópio como material de trabalho. Foi recolhida a assinatura do profissional com o termo de consentimento livre e esclarecido, em seguida fizemos a higienização das mãos, colocamos as luvas e retiramos o swab da embalagem. O mesmo foi umedecido com solução fisiológica e passado em movimentos circulares no diafragma do estetoscópio. Posteriormente, as amostras foram levadas ao laboratório, onde foram semeadas em meio Ágar Sangue e Ágar Mueller-Hinton, encubadas a 36ºC por 24 horas. Após isso, foram feitas análises para identificação e os cálculos para amostragem. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Das 30 amostras semeadas, 12 placas apresentaram o crescimento de colônias de cocos gram positivos (sugestivo de Staphylococcus Sp.); 8 de bacilos gram negativos (sugestivo de Enterobactéria); 9 de fungos filamentosos; 4 de fungos leveduriformes (sugestivo de Candida SP.); 9 não apresentaram crescimento; Algumas placas apresentaram o crescimento de mais de um microrganismo. CONCLUSÃO O presente estudo pode confirmar o elevado risco de contaminação dos pacientes através do instrumento estudado. Com 70% das amostras positivas, o mesmo pode ser comparado com estudos relevantes como o de Elisa, 2002, que teve 87% de amostras positivas. O resultado confirma a importância da assepsia feita pelos profissionais na prevenção da disseminação de microrganismos que podem levar a infecções e a evoluírem para multirresistentes.