27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1807-2


Poster (Painel)
1807-2Perfil etiológico e susceptibilidade aos antimicrobianos de bactérias Gram negativas isoladas em infecções do trato urinário de pacientes internados em um hospital da rede pública - Salvador-BA
Autores:Azevedo, J. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Silva, M. S. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Ferreira, V. de M. (EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública) ; Fontes, F. R. (EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública) ; Barberino, M. G. (UFBA - Universidade Federal da BahiaFIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz)

Resumo

Introdução: As infecções do trato urinário (ITU) são consideradas entre as mais frequentes infecções que ocorrem na população geral. No ambiente hospitalar, a ITU é considerada a maior causa de infecção, ultrapassando as infecções respiratórias. Os principais micro-organismos envolvidos são bactérias Gram negativas, que vem ao longo dos anos apresentando mudanças nos perfis de resistência aos antibióticos utilizados na prática clínica. Diante destas mudanças, é imprescindível o conhecimento da etiologia das ITU, bem como os seus perfis de resistência, visando à instituição do tratamento adequado, monitoramento da terapêutica empírica e minimização do aumento e disseminação de patógenos multirresistentes. Este estudo objetivou avaliar a prevalência e perfis de sensibilidade dos micro-organismos isolados em ITU de pacientes internados em um hospital universitário de Salvador-BA. Material e Métodos: Uma vigilância laboratorial para identificação dos casos de ITU foi conduzida no Hospital Universitário, no período de 2007 a 2011, na qual todos os casos de urocultura positiva para bactérias Gram negativas foram incluídos nesta casuística. Todos os isolados foram caracterizados microbiologicamente através de técnicas bioquímicas clássicas. A determinação dos perfis de sensibilidade aos antimicrobianos, bem como testes fenotípicos para detecção de ESBL, foi realizada conforme protocolos padronizados pelo CLSI. Resultados: Foram incluídos 491 pacientes, sendo 57% do gênero feminino. Entre os isolados houve um predomínio de: E. coli, (44%); K. pneumoniae (25%); P. aeruginosa (8,0%) e, Enterobacter spp., (7,5%). Entre os antimicrobianos testados, os percentuais de resistência foram encontrados para: cefalotina (74%), sulfametoxazol-trimetoprim (70%), ciprofloxacina (55%) e cefalosporinas de 3ª e 4ª gerações(45%), aminoglicosídeos (22-35%), imipenem e meropenem (5%), ertapenem (9,3%). Do total testado, 31% foram positivos para produção de β-lactamase tipo ESBL, sendo K. pneumoniae (57%) e E. coli (33%) as espécies que apresentaram maior prevalência a associação estatística (p<0,001). Conclusões: O presente estudo alerta para as altas taxas de resistência bacteriana nas ITU de origem hospitalar em Salvador. Esse crescente aumento de patógenos resistentes a múltiplos antimicrobianos representa um desafio no tratamento das infecções, com aumento dos custos para as unidades de saúde, necessitando também de um monitoramento contínuo.