27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1805-2


Poster (Painel)
1805-2OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E EXTRAÇÃO DE BIOSSURFACTANTES DE Bacillus amyloliquefaciens MO-04b POR METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA (RMS)
Autores:PAPI, M.C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; MASSI, J. B. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; CAMILIOS NETO, D. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; STRAPASSON, E. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; REZENDE, M.I. (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

Surfactantes podem ser categorizados em dois principais grupos: os sintéticos e os microbianos denominados biossurfactantes. A maioria dos surfactantes químicos é tóxica ao ambiente e de difícil degradação assim como derivados de sua produção. Desta forma o interesse por esses metabólitos tem aumentado nos últimos anos, tendo em vista as vantagens que apresentam frente aos surfactantes químicos como: a baixa toxicidade, alta biodegradabilidade, melhor compatibilidade ambiental e alta atividade específica a extremos de temperatura, pH e salinidade. O Bacillus amyloliquefaciens MO-04b foi isolado de solo contaminado por petróleo e caracterizado como potencial produtor de surfactantes e degradador de petróleo. O objetivo deste estudo foi otimizar a produção de biossurfactantes por este microrganismo. Estudos prévios com esta cepa indicaram como fatores significativos para a produção a temperatura, o pH, [salina] e a [glucose]. Desta forma foram delineados: um planejamento fatorial composto central 24 totalizando 21 ensaios com 5 pontos centrais (modelo linear) e um planejamento composto central rotacional 24 totalizando 29 ensaios com 5 pontos centrais (modelo quadrático), a variável resposta foi o índice de emulsificação IE24 e os resultados analisados pelo programa Statistica 7.0. Os cultivos foram desenvolvidos em Erlenmeyers de 50 mL contendo 10 mL de solução de sais (3 g/L de KH2PO4; 7 g/L de K2HPO4; 0,2 g/L de MgSO4.7H2O; 1 g/L de (NH4)2SO4) acrescida de glucose, inoculados com 1.108 UFC/mL e incubados sob agitação de 180 rpm por 18 h. Os biossurfactantes foram extraídos do sobrenadante pela adição de HCl 6 M (pH 2) a 4 ± 2 °C por 12 h, o material foi ressuspenso em água, neutralizado com NaOH 0,5 M até pH 7 e liofilizado. A condição ótima de cultivo estabelecida foi 36,8 °C; 8,2 (pH); 3,4 g% (p/v) e 1,02 g% (p/v) respectivamente para temperatura, pH inicial, [salina] e [glucose]. A produção do biossurfactante nas condições ótimas resultou em 341,67 mg/L de extrato bruto, este material foi ressuspenso em água e submetido à análise em tensiômetro, onde constatou-se o abaixamento da tensão superficial para 29,52 mN/m em comparação a da água de 72 mN/m. Esses resultados estabeleceram as condições ótimas de cultivo para os fatores estudados com a cepa de Bacillus amyloliquefaciens MO-04b e que foi possível extrair os biossurfactantes produzidos. A continuidade dos estudos será a caracterização molecular deste metabólito.