27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1802-1


Poster (Painel)
1802-1Avaliação da qualidade da silagem de Fazendas de três regiões do Sul de Minas participantes e não participantes do programa Minas Leite da Emater através da observação de fungos filamentosos
Autores: Krempser, P.M. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Santos, A.O. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Ávila,C.L.S. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Schwan, R.F. (UFLA - Universidade Federal de Lavras)

Resumo

O processo da ensilagem é de suma importância na agropecuária brasileira devido a sazonalidade na produção de forragem. O milho é a forrageira mais utilizada no mundo por produzir silagens de boa qualidade, entretanto após abertura dos silos, essa silagem é muito susceptível ao crescimento de fungos filamentosos. Estes microrgansimos são responsáveis por perdas de nutrientes e energia, além dos riscos de contaminação por micotoxinas. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de silagens de milho produzidas em fazendas leiteiras da região do Sul de Minas Gerais. Amostras de silagem de 18 fazendas, participantes ou não do projeto Minas leite (EMATER), foram coletadas , em três regiões: Lavras (R1) , Eloy Mendes (R2) e Pouso Alegre (R3),. A temperatura do painel do silo foi medida em diferentes posições.. Amostras de 25g foram diluídas em 225mL de água peptonada e agitadas. A partir do extrato obtido, foram preparadas diluições decimais e posteriormente foi aferido o pH. A contagem de fungos filamentosos foi realizada no meio DRBC, após incubação a 30ºC/5-7d. As temperaturas média das silagens de cada temperaturas médias do perfil dos silos avaliados em cada região foram: R1 (26,7°C), R2 (26,6°C) e R3 (29,5°C), mostrando uma temperatura mais elevada na região R3. Os valores médios de pH para as silagens coletadas na região 3 também foram mais altos (4,26) que nas regiões R1 (3,96) e R2 (3,80). A maior incidência de fungos filamentosos foi observada na R3.Nessa região também foram observadas as silagens com pH e temperatura mais elevados. Foram observados as médias da temperatura e pH das fazendas participantes (FPa) e não participantes (FNPa) do projeto Minas Leite em cada região. As médias das temperaturas da região R1 foram mais altas nas FPa (28°C) do que FNPa (24,6°C). O valor médio de pH foi o mesmo nas FPa e FNPa (4,0). Na R2 temperatura e pH foram mais elevados nas FPa (25,4°C; 3,94) do que nas FNPa (24,9°C; 3,65). Apenas na R3 a temperatura e pH foram mais elevados nas FNPa (30,9 °C; 4,26) do que nas FPa (29,4 °C; 4,33). As FPa do Minas Leite apresentaram menor crescimento de fungos mostrando que a assistência técnica promovida pela Emater é uma importante ferramenta na qualidade da silagem. Os dados mostram que o aumento do pH pode influenciar em aumento no crescimento dos fungos e consequentemente no aumento da temperatura do silo.