27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1792-2


Poster (Painel)
1792-2Avaliação in vitro de Phanerochaete chrysosporium e Geotrichum candidum no tratamento de efluentes da lavagem de cana-de-açúcar
Autores:SILVA, K.F.S. (UFAL - Universidade Federal de AlagoasIQB - Instituto de Química e Biotecnologia) ; SANTOS, E.C.L. (UFAL - Universidade Federal de AlagoasIQB - Instituto de Química e Biotecnologia) ; LÓPEZ, A.M.Q. (UFAL - Universidade Federal de AlagoasIQB - Instituto de Química e Biotecnologia)

Resumo

O complexo sucroalcooleiro brasileiro é considerado o mais moderno e competitivo do mundo, mantendo o país entre os grandes produtores de açúcar e etanol. Apresenta o menor custo de produção entre os principais competidores do mercado internacional, além de liderar o conhecimento da biotecnologia da cana. Devido à valorização do etanol como alternativa à substituição dos combustíveis fósseis, a valorização dos subprodutos da cultura da cana-de-açúcar, dentre outros fatores, extensas áreas são utilizadas para seu cultivo. Consequentemente, grandes volumes de água são utilizados para suprir os processos de cultivo e produção, principalmente onde a irrigação é necessária levando à geração de grandes volumes de efluentes com alta carga orgânica. Para o reaproveitamento de águas residuárias na agricultura é necessário que o seu tratamento seja eficaz, portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de dois isolados fúngicos, Phanerochaete chrysosporium e Geotrichum candidum pertencentes ao Laboratório de Bioquímica do Parasitismo e Microbiologia Ambiental – UFAL, no tratamento de efluentes oriundos da Estação de Efluentes (ETE) de uma indústria sucroalcooleira de Coruripe-Alagoas. Alíquotas de 150 mL do efluente autoclavado (120ºC, 20 min) foram inoculadas (1x10-6 células.mL-1) com um dos microrganismos. Esse material foi incubado (30±1ºC, escuro), sob condições de agitação (150 rpm) ou não. A cada 48 h ao longo de 6 dias, amostras foram colhidas para análises físico-químicas, sendo o experimento repetido 3 vezes com tréplicas. Os resultados obtidos revelaram que em relação à redução de matéria orgânica, em termos de DQO, o fungo G. candidum apresentou uma eficiência de 90%, tanto em condições de aeração como sem aeração. Quanto aos teores de pH e condutividade elétrica, estes apresentaram-se sem alterações significativas ao longo do tempo. As concentrações de nitrato aumentaram em ambas as condições, é provável que a maior oxidação de amônia tenha sido responsável por tal elevação. Para ambos os fungos, os teores de nitrito (≤1 mg.L-1) mantiveram-se dentro do limite estabelecido para águas de classe 3 (CONAMA 357/05), já concentração de fosfato apresentou-se superior ao recomendado (0,15 mg.L-1). Os microrganismos avaliados apresentaram perfis semelhantes nos parâmetros estudados. Demonstraram eficácia na redução da matéria orgânica neste tipo de resíduo, apresentando, portanto excelente potencial no tratamento biológico de efluentes.