27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1792-1


Poster (Painel)
1792-1ATIVIDADES ENZIMÁTICAS DE BACTÉRIAS PRODUTORAS DE POLIHIDROXIALCANOATOS EM SOLO DE MANGUE (ALAGOAS – BRASIL) E LODO DE LAGOA DE TRATAMENTO DE EFLUENTE SUCROALCOOLEIRO
Autores:PEREIRA FILHO, J. E. G (UFAL - Universidade Federal de AlagoasFAMED - Faculdade de Medicina) ; SILVA, K.F.S. (UFAL - Universidade Federal de AlagoasIQB - Instituto de Química e Biotecnologia) ; SILVA, A.L.S. (UFAL - Universidade Federal de AlagoasIQB - Instituto de Química e Biotecnologia) ; LÓPEZ, A.M.Q. (UFAL - Universidade Federal de AlagoasIQB - Instituto de Química e Biotecnologia)

Resumo

Face a necessidade de adequar a produção industrial e o consumo de produtos ao conceito de matérias primas renováveis e desenvolvimento sustentável, a exploração da diversidade metabólica de microrganismos isolados do meio ambiente tem prosperado nas pesquisas biotecnológicas. Nesse contexto, espécies produtoras de polihidroalcanoatos (PHAs) ganharam importância por tais polímeros apresentarem propriedades plásticas semelhantes as dos derivados do petróleo, com a vantagem de serem biodegradáveis e produzidos a partir de fontes renováveis. Muitos desses microrganismos produzem uma infinidade de outras moléculas de interesse industrial, alimentício, terapêutico e médico em geral. Este estudo visou avaliar preliminarmente o potencial metabólico de bactérias isoladas a partir de amostras do solo de mangue de Marechal Deodoro – AL e do lodo de uma estação de tratamento de efluente de indústria sucroalcooleira em Coruripe – AL – Brasil, através da caracterização bioquímica de atividades específicas. Em meio ágar nutriente (AN) foram isoladas 6 bactérias das amostras de lodo e 12 das amostras de mangue, sendo estas submetidas a avaliação morfológica (Gram) e identificação bioquímica básica. Tais isolados (24 h em AN) foram recultivados em caldo mínimo contendo glicose como fonte de carbono, para a detecção dos espécimes produtores de PHAs (método Sudan Black). Uma vez identificados, os 15 isolados produtores desses polímeros foram também submetidos a testes in vitro para a avaliação do potencial lipolítico, amilolítico, ureásico e de hidrólise da esculina e caseína. Apesar do grupo de isolados do lodo de ETE não ter apresentado potencial lipolítico ou de hidrólise de esculina ou caseína, um deles (C5.1) mostrou atividade ureásica e amilolítica. Já para os isolados do solo de mangue, 8 deles hidrolisaram esculina, 5 hidrolisaram caseína, 4 apresentaram potencial lipolítico e 3 foram capazes de hidrolisar amido, sendo que pelo menos 5 apresentaram pelo menos duas das 4 atividades testadas, e um deles apresentou 3 atividades, mostrando um perfil enzimático superior ao dos isolados do lodo. Isso nos permite concluir que, mesmo dentro do pequeno número de espécies bacterianas isoladas da amostra de solo de mangue estudada, seu perfil de adaptação a substratos é amplo e a ele se agrega suas propriedades de produzir reservas na forma de PHAs, o que torna promissora a exploração biotecnológica desses microrganismos tolerantes a condições de pH e sal específicas.