27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1788-2


Poster (Painel)
1788-2DETECÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOFILME E PESQUISA DOS GENES DE RESISTÊNCIA icaA, C E D EM CEPAS ISOLADAS DE BOLSAS DE CONCENTRADOS PLAQUETÁRIOS DO HEMOCENTRO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (HEMORGS)
Autores:Horner, R. (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Martini, R. (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Dotto, M.M. (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Costa, D.S. (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Rampelotto, R.F. (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Horner, A. (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Ratzlaff, V. (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Introdução: Transfusões de sangue constituem um suporte indispensável no tratamento de imunodeprimidos. As reações sépticas transfusionais são complicações reconhecidas há muitos anos uma vez que a presença de bactérias nos produtos do sangue está associada à morbidade e mortalidade dos receptores. Os concentrados plaquetários (CPs) são os hemocomponentes com maior taxa de contaminação bacteriana. O Staphylococcus epidermidis é o microrganismo mais frequentemente isolado. Dentre os fatores de virulência que essa bactéria apresenta podemos citar o biofilme que lhe confere proteção contra as defesas do hospedeiro e dificulta a difusão dos antimicrobianos. Os genes icaA, C e D codificam enzimas formadoras do biofilme. Objetivo: Detecção da produção de biofilme e pesquisa dos genes de resistência icaA, C e D em cepas isoladas de bolsas de CPs randômicas e plaquetaféreses. Métodos: Foram analisadas 16 cepas de Staphylococcus coagulase negativa (SCoN) isoladas de bolsas de CPs, provenientes do HEMORGS/Santa Maria, RS, quanto a formação de biofilme, utilizando metodologia fenotípica (aderência em tubo de borossilicato e cultura em Ágar vermelho Congo (CRA) e genotípica, com detecção dos genes de resistência pela Polymerase Chain Reaction (PCR). Resultados e Discussão: Com o CRA a pesquisa do biofilme foi positiva em 7/16 amostras (43,75%) (colônias pretas). Oliveira et al., em 2009 relatou que 76% dos SCoN estudados apresentaram biofilme por esse ensaio e Lazzaratto et al., em 2010 observou uma taxa menor, semelhante ao nosso estudo (54%). Na técnica de aderência em tubo, 6/14 (37,5%) foram aderentes, produtoras de biofilme, resultado inferior ao de Oliveira et al., 2009 (82%). 9/16 cepas (64,28%) apresentaram pelo menos um dos genes pesquisados e 7/9 (77,78%) concomitantemente os 3 genes icaA, C e D. Oliveira et al., 2009 encontrou 82% e 42%, respectivamente. A técnica de tubos apresentou 66,67% de sensibilidade e 100% de especificidade, o ensaio CRA, 77,78% e 100%, respectivamente. Conclusão: Ambos os ensaios fenotípicos demonstraram 100% de sensibilidade e especificidade, quando comparados ao padrão ouro (PCR). Este estudo está em andamento, serão realizadas pesquisas de outros genes e mecanismos de resistência.