27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1786-1


Poster (Painel)
1786-1Caracterização do Gênero Micrococcus Provenientes de Áreas Limpas Utilizando a Metodologia de MLSA (Multilocus Sequence Analysis)
Autores:Vidal, L.M.R. (INCQS/FIOCRUZ - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) ; Veras, J.F.C. (INCQS/FIOCRUZ - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) ; Ladeira, E.M. (INCQS/FIOCRUZ - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) ; Baio, P.V.P. (LQFEX - Laboratório Químico Farmacêutico do Exército) ; Vieira V.V (IOC/FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz)

Resumo

As bactérias pertencentes ao gênero Micrococcus constituem um dos grupos mais importantes no ambiente de áreas limpas e de contaminações acidentais de ensaio de esterilidade de produtos farmacêuticos. Atualmente existem 9 espécies descritas do referido gênero. A caracterização fenotípica dos Micrococcus oferece resultados restritos uma vez que estas bactérias que não fermentam, nem degradam a maioria dos substratos utilizados para identificação da maioria das bactérias. A metodologia de análise de sequências multilocus (MLSA) tem sido recomendada para a caracterização e delimitação de espécies bacterianas uma vez que permitem o estabelecimento das relações filogenéticas. Neste estudo foram estudadas 54 amostras de Micrococcus incluindo 5 cepas de espécies tipo do gênero (M. luteus, M, yunnanensis, M. endophyticus, M. lylae, M. flavus). Sequências quase completas do gene 16S rRNA foram obtidas para todas as amostras analisadas. Para um grupo de 18 amostras foram determinadas as sequências de segmentos de genes conservados (rpoB, gyrB, groEL and recA). Todas as amostras foram submetidas também ao sistema de identificação fenotípica VITEK 2 (Bio Merieux). O sistema VITEK 2 identificou quase todas as amostras de Micrococcus como Micrococcus luteus/lylae e algumas como pertencentes ao gênero Kocuria. Apenas estas duas espécies do gênero estão comtemplados nos banco de dados do sistema avaliado. A análise filogenética dos dados das sequências concatenadas (16S rRNA- rpoB-gyrB-groEL-recA) mostrou 4 grupos bem definidos, relacionados as diferentes espécies analisadas. As amostras pertencentes as espécies M. luteus e M. yunnanensis parecem ser estreitamente relacionadas pois se agrupam no mesmo ramo da árvore filogenética. Nossa análise indicou que a metodologia de MLSA possibilitou a diferenciação de quase todas as espécies do gênero encontrados com mais frequência no ambiente nas análises microbiológicas de produtos farmacêuticos e em áreas limpas, exceto para as espécies Micrococcus yunnanesis e Micrococcus luteus.