27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1785-2


Poster (Painel)
1785-2Infecção por Pseudomonas aeruginosa em acidente ofídico pelo gênero Bothrops em paciente indígena da Amazônia Brasileira: Relato de caso e caracterização microbiológica da cepa.
Autores:VIANELLO, M A (HGUSGC-AM - HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA-AM) ; COSTA, G M C (HGUSGC-AM - HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA-AM) ; TEIXEIRA, M. (HGUSGC-AM - HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA-AM) ; LINCOPAN, N. (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

Resumo

INTRODUÇÃO: A morbi-mortalidade relacionada aos acidentes ofídicos associa-se não somente ao efeito direto das toxinas que compõem a peçonha das serpentes venenosas, como também às bactérias integrantes da cavidade bucal destas. No caso específico das serpentes do gênero Bothrops, um dos graves efeitos observados é a necrose tecidual resultante da atividade das várias toxinas que integram o veneno destas serpentes. Este trabalho relata um caso clínico de necrose intensa do tecido subcutâneo dos 2º e 3º quirodáctilos da mão direita de paciente indígena do extremo noroeste da Amazônia Brasileira. MATERIAIS E MÉTODOS: Paciente M.F.S., 52 anos, descendência indígena Baré, investigado pela clínica médica do HGuSGC, entre 28/05/13 a 18/06/2013, como vítima de acidente ofídico por espécie do gênero Bothrops. Apresentou mão direita com aspecto cianótico, enegrecida, com coágulo local nos interdígitos dos respectivos 2° e 3 ° quirodáctilos, evoluindo para necrose tecidual, mesmo após antibioticoterapia empírica. Coletou-se amostras sanguíneas diárias para análises bioquímicas (com gel separador) e hematológicas (K2EDTA). O paciente foi submetido à coleta de secreção do ponto de inoculação do veneno em 06/06/2013, transportada em frasco seco e estéril para cultura e antibiograma. A identificação da cepa foi realizada através de testes bioquímicos e o antibiograma foi realizado através do método de Difusão de Discos (Kirb-Bauer) e o padrão de sensibilidade aos antibióticos segundo CLSI/2013. RESULTADOS: Na admissão, hemogramas normocíticos e normocrômicos com leucocitose leve, PCR e CPK aumentados, coagulograma alterado e provas de função renal normais. A cultura bacteriana revelou crescimento de colônias puras, não hemolíticas, lactose negativa, identificadas como Pseudomonas auruginosa (Teste da oxidase positiva; crescimento a 42º C; substratos utilizados: Cetrimide, Acetamida Malonato, Citrato e Arginina). O antibiograma revelou resistência in vitro às fluorquinolonas (ciprofloxacin e Norfloxacin) e Sulfametozaxol-trimetropim e sensibilidade aos aminoglicosídeos (Amicacina e Gentamicina) e aos Beta-lactâmicos (Aztreonam, ceftazidime, cefepime, Imipinem e Meropenem). CONCLUSÃO: O quadro clínico, aliado ao isolamento de cultura pura de Pseudomonas aeruginosa, confirmou importante infecção bacteriana associada ao acidente ofídico por serpentes do gênero Bothrops. A evolução necrótica da lesão, mesmo após soroterapia adequada, indicou outro fator necrosante em ação, além das toxinas botrópicas. A oportuna identificação do agente infeccioso, Pseudomonas aeruginosa, permitiu correlacioná-la como sinérgica ao efeito necrosante observado, uma vez que esta espécie bacteriana é conhecida produtora de toxinas vasoativas. O correto antibiograma possibilitou instituição de antibioticoterapia eficaz (Ceftazidima, 1 g 12/12h), observando-se substituição gradativa do tecido necrosado, permitindo alta hospitalar sem sequelas.