27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1785-1


Poster (Painel)
1785-1Piomiosite Tropical Infecciosa por MSSA em paciente Indígena da Amazônia Brasileira: Perfil Clínico do Paciente e Caracterização Genotípica do agente microbiano isolado.
Autores:VIANELLO, M A (HGUSGC-AM - HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA - AMAZONAS) ; COSTA, G M C (HGUSGC-AM - HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA - AMAZONAS) ; Barneche, T F (HGUSGC-AM - HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA - AMAZONAS) ; Almeida, L A (USP - universidade de São Paulo)

Resumo

INTRODUÇÃO A piomiosite tropical (PT) é um abscesso intramuscular que acomete grandes grupos de músculos esqueléticos, encontrando o Staphylococcus aureus como principal agente etiológico. Este trabalho relata um caso clínico de Piomiosite Tropical, em paciente indígena, por cepa MSSA (S. aureus sensivel a Meticilina/Oxacilina) e o estudo genotípico dos seus principais fatores de virulência. MATERIAIS E MÉTODOS: Paciente M.R.A.T, 21 anos, Baré, investigado pela clínica médica do HGuSGC, entre 14/06 a 29/06/2012, por suspeita de Piomiosite Tropical, apresentando limitação funcional, sinais de hiperemia, calor e tumor difusos em coxa esquerda e região ântero-lateral do quadril direito. Coletou-se amostras sanguíneas diárias para análises bioquímicas e hematológicas. O paciente foi submetido a exploração cirúrgica em 22/06/2012 e coleta estéril da secreção para cultura e antibiograma. O genótipo de virulência do isolado foi analisado para os genes hla, hlb, hlg, pvl, icaA, icaD, etA, etB e tst, através da técnica de PCR. RESULTADOS: No pré-cirúrgico, hemogramas normocíticos e normocrômicos com leucocitose leve, PCR e VHS ligeiramente aumentado e CPK normal. Pós-cirúrgico imediato com leucocitose moderada (22.900/μL) e aumento de CPK(876 U/L) . Exames posteriores sem leucocitose e PCR inferior a 6 mg/dL. A cultura bacteriana revelou crescimento de colônias puras, identificadas como Staphylococcus aureus sensível à Oxacilina. A análise da Reação em Cadeia da Polimerase revelou a presença dos genes codificadores de invasinas:hla,hlg,pvl, icaA e icaD. CONCLUSÃO: O quadro clínico, aliado ao isolamento de cultura pura de S. aureus, confirmou piomiosite tropical. A detecção genotípica de pvl, hlg, hla, icaA, icaD, confirmou o poder invasivo da cepa. A intervenção cirúrgica, drenagem do abscesso e antibioticoterapia adequada (oxacilina 2g EV 4/4 horas), resultaram na recuperação total do quadro do paciente sem sequelas e sem necessidade de instituição de processo fisioterápico.