27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1783-1


Poster (Painel)
1783-1Avaliação da presença de Staphylococcus aureus por qPCR em amostras de leite bovinos destinado ao consumo na região sudoeste da Bahia
Autores:Brito, A.K (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Marques, L.M (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Martins, H.B (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Barbosa, M.S (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; Santos, V.M (USP - Universidade de São Paulo) ; Timenetsky, J (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

Introdução: A grande incidência de contaminação do leite de vaca e do próprio animal por Staphylococcus aureus, tem trazido prejuízos para a economia do Brasil. Apesar de ser uma bactéria simbionte do homem, esta pode causar uma série de danos à saúde, quando em altas quantidades. Em virtude das grandes infecções que este micro-organismo pode causar em humanos, bem como a desqualificação do alimento contaminado por ela, é que vários métodos tem sido utilizado para detectar com maior precisão a contaminação de alimentos. Entre estes métodos a PCR em Tempo Real (qPCR) tem auxiliado na precisão e exatidão dos dados. Aliando a metodologia da PCR convencional com um mecanismo de detecção e quantificação por fluorescência, a qPCR tem sido o método mais atual e eficaz para análises quantitativas de micro-organismos Objetivo: Detectar e quantificar S. aureus em amostras de leite coletadas em Vitória da Conquista, Bahia. Materiais e métodos: Foram extraídos DNA de 50 amostras de leite de vaca oriundas da região Sudoeste da Bahia. Após a extração, estes foram analisados por meio de qPCR específico para S. aureus, utilizando a plataforma Applied Biosystems. Foi realizada quantificação absoluta, a partir de uma curva padrão pré-estabelecida variando entre 108 e 100 micro-organismos/µL. Sendo estabelecidos: r2 ≥ 0.970 e eficiência entre 95 a 105%. Resultados: Todas as amostras foram positivas para S. aureus, sendo que em apenas três amostras foram detectadas quantidades inferiores a 104 micro-organismos por microlitro. Em todas as outras amostras de leite analisadas foram quantificadas entre 106 em 108 micro-organismos. Conclusão: A quantificação de micro-organismos presentes nas amostras demostram que a contaminação acontece, seja através do animal que não recebe os devidos cuidados, ou através de contaminação cruzada, demonstrando que ainda há problemas relacionados ao transporte e estocagem do produto, antes que ele chegue ao consumidor, trazendo problemas para a saúde daqueles que adquirem o produto contaminado e para aqueles que o comercializam.