27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1782-1


Poster (Painel)
1782-1DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS FARMACOCINÉTICOS DO FLUCONAZOL PARA AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO DA CRIPTOCOCOSE EM MODELO MURINO
Autores:Santos, J.R.A. (UFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Ramos, L.H. (UFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Ribeiro, M.J.A (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Holanda, R.A. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Costa, M.C (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Fontes, A.C.L. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Gonçalves, L.P (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Freitas, G.J.C. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Resende-Stoianoff, M.A (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Pianetti, G.A. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; César, I.C. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Santos, D.A. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Fluconazol é um derivado triazólico largamente empregado na terapia anticriptocócica devido à alta eficácia, à boa distribuição nos diversos tecidos, com concentrações no líquido cefalorraquidiano de aproximadamente 90% e à baixa toxicidade. O objetivo deste trabalho foi determinar os parâmetros farmacocinéticos do fluconazol em matrizes biológicas para avaliação do tratamento da criptococose em modelo murino de infecção intratraqueal. O Projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal da UFMG (CETEA nº170/2011). Camundongos da linhagem C57BL/6 (n=6/ grupo) receberam por gavagem 200 µL de fluconazol (75mg/Kg). Em diferentes intervalos, os animais foram anestesiados e eutanasiados para obtenção do soro, pulmão e cérebro, os quais foram processados e submetidos à extração líquido-líquido cuja concentração do azólico foi determinada por cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a espectrometria de massas (LC-MS/MS). Para avaliar a eficácia da terapia com fluconazol, dois grupos (n=6) foram infectados por via intratraqueal com um isolado clínico de Cryptococcus gattii (106 células/ animal) pertencente à coleção de culturas do Laboratório de Micologia da UFMG. Após cinco dias de infecção, os animais foram tratados com fluconazol (75 mg/Kg) por via intraperitoneal. Após 11 dias de terapia, os animais foram anestesiados e eutanasiados para determinação das unidades formadoras de colônia (UFC) no pulmão e no cérebro. Os níveis séricos do fármaco foram significativamente mais elevados (p<0,05) quando comparados às amostras de pulmão e cérebro. A concentração máxima (Cmáx) do fluconazol no soro, no pulmão e no cérebro foram 68109; 20359; 15383 ng/mL, respectivamente com tempo máximo (Tmáx) de aproximadamente 0,5 horas. O tempo de meia-vida do azólico variou de 2,3 a 5 horas. Na análise de UFC, observou-se uma redução significativa da carga fúngica após a terapia (aproximadamente 50% no pulmão e 86% no cérebro) comparada ao grupo não tratado. A técnica LC-MS/MS foi eficiente para avaliação dos parâmetros farmacocinéticos do fluconazol e serve como ferramenta para a predição da eficácia do tratamento da criptococose causada por C. gattii .