27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1774-1


Poster (Painel)
1774-1Avaliação da atividade do papel da cartonagem pirotécnica em meio de culturas para fungos filamentosos produtores de holocelulases
Autores:Melina, C.M. (UNIFOR-MG - Centro Universiario de Formiga) ; Marangoni, S. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Gaspar Junior, P.J. (UNIFOR-MG - Centro Universiario de FormigaUNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Sobreira, N.S. (UNIFOR-MG - Centro Universiario de Formiga) ; Ana Paula, R.P. (UNIFOR-MG - Centro Universiario de Formiga) ; Vieira, L.F (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Lourenço, J.T. (IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro) ; Alvarenga, G.P.S. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Siqueira, F.G. (EMBRAPA - EMBRAPA Agroenergia - Brasília)

Resumo

Com o aumento da industrialização, a quantidade de resíduos produzidos tornou-se um grave problema ambiental. Dentro desse panorama, os fungos contribuem para a minimização desses efeitos por serem decompositores universais, sendo capazes de reciclar eficientemente uma gama enorme de resíduos. Nesse contexto energético e biologicamente correto, a pesquisa por enzimas fúngicas se apresenta como uma alternativa viável. Diante disso, este estudo analisou a adição individual de resíduos da indústria pirotécnica que apresentam íons de Sr2+, Ca2+, K+, Ba2+, Mg2+/Al3+, Cu2+, Cr6+ e da molécula de Na2C2O4 no meio de cultura para produção de holocelulases de Penicillium corylophilum e de P. simplicissimum. Os fungos foram cultivados por 7 dias em meio suplementar com glicose a 1% e com diferentes concentrações (0,01%; 0,1% e 1%) de Carbonato de estrôncio, Nitrato de cálcio, Perclorato de potássio, Nitrato de bário, liga de Magnésio e Alumínio, Óxido Cúprico, Dicromato de Potássio e Oxalato de Sódio provenientes dos resíduos da indústria pirotécnica. Após este período, realizou-se a filtração com papel de filtro comum. O P. simplicissimum apresentou resultados com maior significância quando cultivado em meios (1%) com Sr2+, Ba2+ e Mg2+/Al3+ enquanto que o P. corylophilum obteve com Ca2+, Ba2+, Mg2+/Al3+ e Na2C2O4. Diante destes melhores resultados, esses compostos foram adicionados novamente em meio suplementar, sendo utilizado o papel lixado da cartonagem pirotécnica como fonte de carbono na concentração de 1% sob agitação de 120 rpm. As amostras foram retiradas em 48 e 96 horas. Os sobrenadantes foram utilizados como fontes para os testes de atividade enzimática de FPase, β glicosidase, pectinase, xilanase, endo e exoglucanase. Os ensaios enzimáticos foram feitos pelo método do DNS (ácido dinitrosalicílico). A adição dos íons de Mg2+/Al3+ ao meio de cultivo dos fungos estudados proporcionou o aumento da atividade enzimática de xilanase, pectinase, endoglucanase e FPase. O acréscimo de íons Ba2+ também foi importante para ambos os fungos na atividade da endoglucanase, sendo que apresentou uma atividade significativa de exoglucanase e de pectinase apenas no P. simplicissimum. No P. corylophilum, o incremento de íons Ca2+ apresentou uma considerável atividade de endoglucanase e FPase, além de Na2C2O4 ter sido importante para pectinase e β glicosidase. No P. simplicissimum, a adição de íons de Sr2+ mostrou um aumento da atividade de xilanase e de pectinase.