27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1769-1


Poster (Painel)
1769-1ESTABILIDADE E ESPECTRO DE AÇÃO DE BIOSSURFACTANTES EXCRETADOS POR LINHAGENS DE Bacillus sp. E Actinomyces viscosus, OBTIDAS DE UMA MINA DE COBRE NA AMAZÔNIA
Autores:Rezende, A.M. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Magalhães, R.A (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Domingues, V. S (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Lafaete, A.M.X. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Monteiro, A.S. (UNIVALE - Universidade do Vale do Rio Doce) ; Santos, V. L. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Substâncias poliméricas extracelulares são excretadas por microrganismos e constituídas principalmente de exopolissacarídeos (EPS). Possuem diversas finalidades e podem apresentar propriedades tensoativas, sendo então denominados compostos ativos de superfície (CASs). Os CASs atuam na redução da tensão superficial, na estabilização das emulsões de óleo em água e podem ser utilizados como uma relevante alternativa aos surfactantes sintéticos em processos industriais por demonstrarem maior estabilidade a fatores físico-químicos, maior biodegradabilidade, toxicidade mais baixa e possibilidade de produção a partir de substratos renováveis. Neste estudo, foi avaliada a estabilidade dos EPS produzidos por Actimomyces viscosus E3Pb5 e Bacillus sp. E3Cd2, bactérias isoladas de uma mina de cobre na Amazônia e identificadas por sequenciamento do gene do RNAr 16S. Após o cultivo em meio mínimo mineral com glicose a 25 g/L por 6 dias, E3Cd2 reduziu a tensão superficial do sobrenadante para 32,57 mN/m e apresentou índice de emulsificação (E24), com tolueno como fase orgânica, de 43%, enquanto o de E3Pb5 foi de 63%. A extração do exopolissacarídeo foi feita por precipitação em etanol, seguida de secagem, obtendo-se 1,344 g/L e 1,309 g/L para E3Pb5 e E3Cd2, respectivamente. A estabilidade do E24 do extrato a 10 mg/mL foi mensurada em diferentes salinidades (5% a 30%), faixas de pH (1 a 12) e temperatura. Os extratos de E3Cd2 foram estáveis na presença de até 30% de NaCl, enquanto para E3Pb5, foi observada uma redução de cerca de 30% na concentração de 30% do sal. As atividades das biomoléculas foram estáveis na faixa de pH avaliada, ao aquecimento por 100 ºC por 1 h e também à autoclavagem. Além disso, o E24 foi avaliado em diferentes fases orgânicas. As maiores atividades emulsificantes para E3Pb5 e E3Cd2 foram observadas para as fases: Clorofórmio (68% em ambos), Tetracloroetileno (68% e 63%, respectivamente) e Diclorometano (70% e 68%, respectivamente). Esses resultados são bastante relevantes, considerando a dificuldade na remoção desses compostos do meio ambiente, quando não emulsionados. Em todos os ensaios, os exopolissacarideos mantiveram seu espectro de ação estável, ainda que em diferentes dimensões, o que indica potencial uso em processos industriais que utilizam CASs em faixa variável de condições físico-químicas, com a vantagem adicional de serem menos danosos ao meio-ambiente.