27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1761-2


Poster (Painel)
1761-2EFEITO ANTIMICROBIANO DE BACTÉRIAS LÁTICAS ISOLADAS DO INTESTINO DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus) SOBRE Staphylococcus sp.
Autores:SOUZA, L.B. (UFERSA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO) ; SOARES, K.M.P. (UFERSA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO) ; MENDES, C.G. (UFERSA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO) ; SILVA, J.B.A. (UFERSA - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO)

Resumo

A utilização de bactérias láticas e seus produtos na bioconservação de alimentos têm mobilizado diversas pesquisas no setor alimentício nos últimos anos. O pescado é um grupo de alimentos com elevado potencial de deterioração, sendo fundamental o emprego de ferramentas para controle de micro-organismos patogênicos, como o Staphylococcus sp. que tem sido intensamente relatado como agente de toxinfecção alimentar. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito antimicrobiano de bactérias láticas isoladas do intestino da tilápia do Nilo sobre o Staphylococcus sp, também isolados do intestino. Para tanto, foram adquiridas nove amostras de tilápia do Nilo oriundas de viveiros de cultivo localizados no Rio Grande do Norte. No Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal, as amostras foram dissecadas, de forma asséptica, para a retirada do trato intestinal, que foi submetido à análise microbiológica para o isolamento de Staphylococcus sp segundo metodologia recomendada pela Instrução normativa 62/2003 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para isolamento de bactérias láticas, utilizou-se como meio de cultura o Agar MRS (Man, Rogosa e Sharpe). Para teste de antagonismo in vitro, as bactérias láticas foram confrontadas com as cepas de Sthaphylococcus sp isoladas no experimento utilizando o método do bloco de gelose por difusão em ágar, onde discos de 5 mm de diâmetro do ágar MRS, impregnado pela bactéria em teste, foram colocados invertidos na superfície de ágar Mueller-Hinton recém semeado com Staphylococcus sp. A partir do intestino das nove tilápias avaliadas, foi possível isolar 12 Unidades Formadoras de Colônia de bactérias láticas. Destas, cinco apresentaram efeito antimicrobiano contra cepas de Staphylococcus sp. O halo de inibição formado devido ao antagonismo entre a bactéria lática e o Staphylococcus ssp. mediu 0,5 cm de diâmetro em todas as cinco amostras que apresentaram potencial antimicrobiano. Este efeito, possivelmente, se deve à liberação de metabólitos inibitórios pelas bactérias láticas, como, por exemplo, o ácido lático e bacteriocinas, que tornam o meio menos susceptível ao desenvolvimento de micro-organsimos patogênicos. Desta forma, as baterias láticas isoladas do intestino de tilápia do Nilo apresentam efeito inibitório frente ao Staphylococcus sp., o que indica uma alternativa viável de utilização destes micro-organismos como bioconservantes naturais.