27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1759-1


Poster (Painel)
1759-1ESTUDO DA DINÂMICA DA Escherichia coli ATCC 25922, NA ADESÃO E FORMAÇÃO DE BIOFILME EM GALÕES DE POLI (TEREFTALATO DE ETILENO), PET
Autores:RECH, C. R. (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; BRABES, K. C. S. (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; ALIATTI, L. N. S. (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; SILVA, K. E. (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; ORTOLANI, L. G. (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; NEGRÃO, F. J. (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados) ; GOES, R. H. T. B. (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados)

Resumo

Introdução: As bactérias podem aderir a superfícies sólidas e formar uma camada viscosa, conhecida por biofilme. Isso ocorre devido a inúmeros mecanismos como: pili, flagelos, produção de lipopolissacarídeos e quorum sensing. Essa formação se torna um problema devido à contaminação e possíveis infecções causadas pela adesão microbiana, em consequência da sanitização inadequada em galões de água mineral retornáveis. Baseado nisso, o presente estudo buscou avaliar a capacidade de adesão e formação de biofilme em superfícies de garrafas de água mineral de 20L, constituídas de poli(tereftalato de etileno) PET, utilizando cepa de Escherichia coli ATCC 25922. Métodos: Os cupons de PET, com área aproximada de 1 cm2 previamente higienizados, foram imersos em meio de cultura (BHI) com suspensão bacteriana da cepa de Escherichia coli ATCC 25922. Os tempos usados para a avaliação do biofilme foram: tempo inicial, 0h, 30min, 1h, 2h, 4h, 8h, 16h, 32h, 64h, 128h e 256h, incubados a 35±2°C. A contagem de células planctônicas e aderidas foi feita em ágar PCA com incubação a 35±2°C. Resultado: A média das três repetições das células planctônicas no tempo inicial apresentou um valor de 10,47 UFC/mL, com pico de crescimento populacional nos tempos de 8h, 32h e 64h em comparação com o tempo inicial. Em relação às células aderidas o tempo de 0h apresentaram um declínio de células viáveis em comparação com o tempo de 0h. Conclusão: Para células planctônicas, os resultados apresentaram população suficiente para a formação de biofilme. Nas células aderidas, apesar do declínio apresentado nos tempos de 8h, 32h e 64h houve a adesão e formação do biofilme no cupom de prova. Valores acima de 5 Log UFC/cm² (105 UFC/cm²) mostram que há quantidade de células bacterianas suficientes e indicam a formação do biofilme.