27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1754-1


Prêmio
1754-1Microbiologia Ambiental na construção de um novo conceito sobre microrganismos em escolas públicas da Zona Oeste do Rio de Janeiro
Autores:Assis, L.C.P (UEZO - Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) ; Succar, J.B (UEZO - Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) ; Landim, C.F.A.L (UEZO - Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) ; Costa, J.L (UEZO - Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) ; Oliveira, A.M.D (CEDERJ - Consórcio UENF-CEDERJ) ; Figueiró, R. (UEZO - Fundação Centro Universitário Estadual da Zona OesteUNIFOA - Centro Universitário de Volta Redonda) ; Direito, I.C.N. (UEZO - Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste)

Resumo

A ideia de que todos os microrganismos são patogênicos vem sendo construída no imaginário da população ao longo dos tempos. De fato, alguns microrganismos são causadores de doenças, mas há aqueles que não nos causam danos à saúde, convivem conosco em uma relação de benefício mútuo ou são utilizados na indústria. A apresentação da Microbiologia Ambiental aos jovens visa discutir o potencial biotecnológico de microrganismos presentes no meio ambiente para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Nosso trabalho teve como objetivo evidenciar a presença de microrganismos no solo e a estratégia de isolamento destes para identificação de microrganismos com potencial biotecnológico entre estudantes de ensino médio da rede pública da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro/RJ. Na construção desta discussão, esta temática foi apresentada como uma das atividades que agregam o projeto itinerante intitulado: “Microrganismos e Biotecnologia: Educação para o desenvolvimento tecnológico do futuro” em três escolas, sendo uma de formação regular e duas de formação técnica. As atividades apresentadas foram o processo de isolamento de microrganismos do solo e a visualização das placas com os isolados. Os estudantes eram convidados a observar a diversidade morfológica e de coloração das colônias. Era trabalhado o conceito de bioprospecção e da aplicabilidade no mercado produtivo dos microrganismos isolados do meio ambiente. Antes de participarem das atividades os estudantes eram questionados se estudando microrganismos do ambiente poderiam ser encontrados novos produtos e se já tinham ouvido falar em bioprospecção. Foram calculados os percentuais de respostas positivas e negativas. Os dados foram testados quanto a normalidade pelo teste de Shapiro-Wilk e posteriormente aplicada ANOVA. Não foi observada diferença significativa entre as respostas dadas nas diferentes escolas. Foi observado que a maioria dos estudantes considera que o meio ambiente pode fornecer novos produtos para a sociedade, mas poucos conhecem o significado de “bioprospecção”. A participação dos estudantes nas atividades sugerem que a linguagem utilizada no projeto pelo grupo, está em consonância com o objetivo proposto e é de fácil compreensão pelo público alvo. Acreditamos que conseguimos introduzir novas palavras ao vocabulário dos estudantes e discutir diferentes conceitos envolvidos na temática, contribuindo de forma positiva para a formação destes jovens.