27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1746-1


Poster (Painel)
1746-1AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE EXTRATOS VEGETAIS DE CECROPIA SPP. (EMBAÚBA) E CURATELLA AMERICANA L. (LIXEIRA) SOBRE CORYNEBACTERIUM PSEUDOTUBERCULOSIS
Autores:ROSA, M. P. L. (FZEA/USP - Universidade de São Paulo) ; MUNIN, F. S. (FZEA/USP - Universidade de São Paulo) ; GODOY, S.H.S. (FZEA/USP - Universidade de São Paulo) ; QUEIROZ, S. R. A (FZEA/USP - Universidade de São Paulo) ; FERNANDES, A. M. (FZEA/USP - Universidade de São Paulo) ; SOUSA, R. L. M. (FZEA/USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

A linfadenite caseosa é uma doença contagiosa de caráter crônico e debilitante que acomete ovinos e caprinos. Causada por Corynebacterium pseudotuberculosis, a doença é caracterizada pela formação de abscessos em linfonodos superficiais e/ou órgãos internos. Essa enfermidade gera perdas econômicas significativas relativas à produtividade animal em virtude da alta morbidade e da ausência de tratamento efetivo. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo verificar a existência de ação inibitória in vitro dos extratos de Embaúba (Cecropia spp.) e Lixeira (Curatella americana L.) sobre o crescimento de isolados clínicos de C. pseudotuberculosis. Quatro extratos de Embaúba, obtidos a partir de metodologia que emprega o uso de solventes, foram utilizados: acetona - fração acetônica, etanol - fração etanólica e butanol (BuF e AAF); além de um extrato acetônico de Lixeira. Solução salina foi adicionada aos extratos secos para diluição e obtenção da concentração de 40 mg/mL. O teste de atividade antimicrobiana foi realizado em duplicata pelo método de disco difusão em ágar. Suspensão bacteriana padronizada a 0,5 de McFarland foi semeada em placas de Petri estéreis contendo ágar Muller-Hinton. Discos estéreis de papel filtro de 6mm de diâmetro impregnados com 20µl de cada um dos extratos supra mencionados foram colocados em cada placa. Como controle foram utilizados discos de antibiograma com solução salina (controle negativo) e antibiótico gentamicina a 10 µg (controle positivo). Após incubação a 37ºC por 24 horas, as placas foram analisadas e os halos de inibição de crescimento ao redor dos discos foram medidos. Todos os extratos analisados revelaram atividade antimicrobiana na concentração empregada, com halos de inibição variando de 9 a 16mm de diâmetro, diferindo significativamente do controle negativo (p<0,05). A solução salina não interferiu no resultado, visto que não houve formação de halos de inibição ao redor dos discos (controle). Na avaliação dos halos, notou-se maior sensibilidade aos extratos Embaúba BuF e Lixeira. Os resultados obtidos comprovaram a sensibilidade de C. pseudotuberculosis frente aos extratos de Cecropia spp. e Curatella americana.