27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1742-1


Poster (Painel)
1742-1Campylobacter spp em carcaças de frangos em abatedouros do Estado do Rio de Janeiro: isolamento e avaliação da resistência frente às fluoroquinolonas
Autores:Aguiar, W.S. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Panzenhagen, P.H.N. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Vita, E. A. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Côrtes, L.R. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Frasão, B.S. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Pereira, V.L.A. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Nascimento, E.R. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Aquino, M.H.C. (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo

A campilobacteriose é uma zoonose de grande importância mundial e a resistência desse microrganismo frente às fluoroquinolonas, antimicrobianos largamente utilizados na indústria avícola brasileira, tem se mostrado alarmante no mundo todo. Esse trabalho teve como objetivo pesquisar a presença de Campylobacter spp. e a resistência frente às fluoroquinolonas das cepas isoladas em carcaças de frangos, obtidas em abatedouros do Estado do Rio de Janeiro. Foram coletadas 60 carcaças de frangos de corte provenientes de 10 lotes em 6 abatedouros situados na região de São José do Vale do Rio Preto/RJ. As amostras foram processadas no Laboratório de Doenças Infecciosas da Faculdade de Veterinária /UFF no mesmo dia da coleta. Foi feita rinsagem das carcaças com água peptonada a 0,1% tamponada e alíquotas do inóculo foram semeadas em Ágar Brucella suplementado com 7% de sangue de carneiro e solução antimicrobiana Campylofar (CEFAR). As placas foram incubadas a 37°C por 48 h sob microaerofilia e colônias suspeitas foram selecionadas e examinadas pela coloração de Gram. A confirmação de Campylobacter foi feita por testes bioquímicos. Foi investigado o perfil de sensibilidade frente ao ácido nalidíxico, ciprofloxacina e enrofloxacina, através do método de difusão em disco e da determinação da concentração inibitória mínima, segundo os critérios do National Committee for Clinical Laboratory Standards. Para cepas consideradas resistentes à enrofloxacina e à ciprofloxacina pelo método de difusão em disco, foi determinada a concentração inibitória mínima (CIM) em placas de ágar Columbia suplementadas com sangue a 7% e diluições seriadas de enrofloxacina a 10% e ciprofloxacina foram utilizadas. Das 60 carcaças analisadas, detectou-se Campylobacter spp. em 27 (45%) amostras e 108 cepas foram obtidas, das quais 107 eram C. jejuni e uma C. coli. No teste da difusão em disco, 100% das cepas foram resistentes ao ácido nalidíxico, 96,3% à ciprofloxacina e 90,7% à enrofloxacina. Todas as cepas apresentaram crescimento na concentração ≥ 2µ/mL na CIM, confirmando a resistência frente à enrofloxacina e ciprofloxacina. Esse estudo revela o impacto do uso indiscriminado das fluoroquinolonas na avicultura, selecionando cepas de Campylobacter resistentes à enrofloxacina, antimicrobiano de uso exclusivo na Medicina Veterinária e à ciprofloxacina, antimicrobiano comumente usado na medicina humana.