27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1736-2


Poster (Painel)
1736-2Detecção de atividade celulolítica em fungos filamentosos mesofílicos e termofílicos do processo de compostagem do Zoológico de São Paulo
Autores:Santos, A.L. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Passarini, M.R.Z. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Ferrari, V.B (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Oliveira, J.V.C. (CTBE - Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol) ; Cruz, J.B. (FPZSP - Fundação Parque Zoológico São Paulo) ; Vasconcellos, S.P (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo

Nas últimas décadas, as pesquisas relacionadas à bioprospecção e as contínuas descobertas de novos táxons em diversas regiões do globo vêm crescendo consideravelmente, devido ao grande interesse industrial que estas pesquisas representam. Nesse contexto, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP) visando tornar-se o primeiro bio-parque nacional, implementou o processo de compostagem dos resíduos gerados pelo próprio parque, que abrangem uma área de aproximadamente 900.000 m2 de Mata Atlântica e com cerca de 3200 espécies de animais. O presente trabalho encontra-se inserido dentro do convênio firmado entre a Universidade Federal de São Paulo e a FPZSP para a exploração da diversidade microbiana presente na área que abrange o referido parque. Neste contexto, buscou-se o isolamento e análises da atividade celulolítica de fungos mesofílicos e termofílicos a partir de amostragens do processo de compostagem realizado cotiadianamente. Assim, foram isolados 95 fungos filamentosos, os quais foram submetidos à análises qualitativas para a detecção enzimática, utilizando-se ágar CMC (carboximetilcelulose) Vermelho Congo, obtendo-se 53% como hits positivos. Estes isolados foram encaminhados a ensaios quantitativos baseados no uso do kit comercial Megazyme® para a determinação endoglucanases. Foram selecionados 12 isolados, os quais apresentaram índices significantes, quando comparados ao controle positivo Trichoderma reesei. Tais linhagens serão submetidas à metodologia de Papel de filtro Pfase, para a verificação da atividade combinada de múltiplos complexos enzimáticos celulolíticos. Vale ressaltar que até o presente momento, o isolado FPZSP 26 apresentou os melhores resultados nas análises já realizadas, apresentando potencial à continuidade do estudo no que se refere à elucidação estrutural da molécula ativa. Agradecimentos: CNPq, FAPESP, FPZSP.