27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1713-1


Poster (Painel)
1713-1PERFIL DE SENSIBILIDADE IN VITRO A ANTIMICROBIANOS DE CEPAS DE STAPHYLOCOCCUS SP ISOLADAS A PARTIR DE MUCOSA CLOACAL DE DIDELPHIS ALBIVENTRIS.
Autores:Vasconcelos, A.B. (UFAL - Universidade federal de Alagoas) ; Alcântara, A.M. (UFAL - Universidade federal de Alagoas) ; Silva, K.P.C. (UFAL - Universidade federal de Alagoas) ; Almeida, M.M.A. (UFAL - Universidade federal de Alagoas) ; Bezerra, W.M. (UFAL - Universidade federal de Alagoas) ; Porto, W.J.N. (UFAL - Universidade federal de Alagoas)

Resumo

O marsupial Didelphis albiventris (Gambá-de-orelha-branca) possui em algumas regiões contato constante com o ser humano, sendo apreciado o consumo de sua carne por alguns moradores da área rural. Ao defecar em ambiente domiciliar os gambás podem eliminar algumas bactérias no ambiente, o que pode ser um risco para a saúde do ser humano que entrar em contato com essas fezes. Devido aos marsupiais do gênero Didelphis serem constantemente encontrados próximo ao convívio humano, podendo veicular agentes infecciosos com virulência elevada, objetivou-se verificar a sensibilidade in vitro de cepas de Staphylococcus sp isoladas de mucosa cloacal de Didelphis albiventris. Para o estudo foram utilizados nove marsupiais de vida livre, clinicamente sadios, capturados no município de Viçosa – Alagoas. As amostras foram colhidas do conduto auditivo e conjuntiva ocular através de de swab estéril. Após identificação das bactérias estas foram submetidas ao antibiograma pela técnica de difusão de discos de antibióticos em placas de Petri contendo meio Muller-Hinton. Foram utilizados os antimicrobianos Gentamicina (10µg), Penicilina (10 UI), Cloranfenicol (30µg) e Eritromicina 15µg. As placas foram mantidas em estufa bacteriológica por 24 horas a 37ºC. Após o período de incubação foi feita a leitura através da medida dos halos de inibição do crescimento bacteriano por cada antimicrobiano. Staphylococcus sp foi encontrada em amostras de todos os animais, sendo a bactéria isolada com maior frequência em mucosa cloacal 50% (7/14). O antibiótico que apresentou maior efetividade foi a Eritromicina com 86% (6/7), seguido por Cloranfenicol 71% (5/7) e Gentamicina 64% (4/7). Penicilina foi o antibiótico que apresentou maior resistência com 71% (5/7) das amostras resistentes. Com base nos resultados obtidos observa-se que a Eritromicina é o antibiótico mais efetivo contra cepas de Staphylococcus sp isoladas da mucosa cloacal de D. albiventris, sendo o antibiótico de eleição para tratar seres humanos que apresentem eventuais afeções resultantes do contato com fezes deste animal. O uso da Penicilina deve ser evitado devido a alta taxa de resistência.