27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1697-2


Poster (Painel)
1697-2Cultivo do probiótico Saccharomyces boulardii em efluente de arroz parboilizado e análise da remoção de nitrogênio
Autores:GABOARDI, G.C. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; GIL DE LOS SANTOS, D.G. (IFSUL RIO-GRANDENSE - Instituto Federal Sul-rio-grandense- Campus Pelotas) ; MENDES, L.P. (IFSUL RIO-GRANDENSE - Instituto Federal Sul-rio-grandense- Campus Pelotas) ; CENTENO, L.H. (IFSUL RIO-GRANDENSE - Instituto Federal Sul-rio-grandense- Campus Pelotas) ; CONCEIÇÃO, F.R. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas)

Resumo

Saccharomyces boulardii é uma levedura que tem sido extensivamente estudada pelos seus efeitos probióticos, e que já demonstrou em experimentos anteriores a capacidade de ser cultivada em efluente de arroz parboilizado, necessitando apenas de uma fonte extra de carbono neste meio. Duas alternativas baratas para o fornecimento extra de carbono são a sacarose e o glicerol subproduto da indústria de biodiesel. Resultados prévios provaram que o cultivo da levedura Pichia pastoris X33 em efluente suplementado com glicerol de biodiesel promoveu redução nos níveis de nitrogênio do efluente, amenizando o impacto ambiental. O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento do probiótico Saccharomyces boulardii em efluente de arroz parboilizado contendo sacarose ou glicerol de biodiesel, e a remoção de nitrogênio deste meio através do cultivo da levedura. Foram comparados, em duplicata, cinco diferentes meios para o cultivo de S. boulardii: 1) efluente; 2) efluente contendo 1% de sacarose; 3) efluente contendo 3% de sacarose; 4) efluente adicionado de 15 g.L-1 de glicerol de biodiesel e 5) meio de cultivo comercial (YM). O pré-inóculo foi produzido em meio YM, a 28 °C e 130 rpm. Os cultivos foram feitos em agitador orbital, a 130 rpm e 28 °C, durante 48 h. A curva de crescimento foi construída a partir de coletas de amostras nos tempos 0 h, 4 h, 8 h, 12 h, 15 h, 24 h e 48 h e contagem de unidades formadoras de colônias (UFC.mL-1), em placas de YM sólido. Os sobrenadantes dos cultivos foram utilizados para determinação de nitrogênio (Nitrogênio Total Kjeldahl –NTK) em 0 h e 24 h. Os resultados obtidos demonstraram que a adição de uma fonte extra de carbono permitiu maior crescimento celular em relação ao cultivo contendo apenas efluente como meio, permitindo alcançar, em 24 h, viabilidade celular média de 2,4 x 108 UFC.mL-1 nos meios contendo sacarose, valor compatível com o produzido em meio comercial. O enriquecimento do meio refletiu também em maiores taxas de remoção de nitrogênio nos cultivos com sacarose ou glicerol, com redução média de 49% e 44% nos meios contendo sacarose 1% e 3%, respectivamente, e de 60% no efluente com glicerol 15 g.L-1. Concluiu-se que S. boulardii pode ser cultivada em efluente de arroz parboilizado quando este é suplementado com sacarose ou glicerol de biodiesel, gerando benefícios como diminuição do custo de produção do probiótico e remediação do efluente industrial.