27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1694-2


Poster (Painel)
1694-2Efeito antifúngico in vitro de nitroderivados planejados a partir do Safrol, frente a isolados de Cryptococcus spp.
Autores:NASCIMENTO, F.B.S.A (LABEL - UFC - Lab. de Bioprospecção e Experimentação de Leveduras - UFC) ; ANDRADE NETO, J.B. (LABEL - UFC - Lab. de Bioprospecção e Experimentação de Leveduras - UFC) ; SILVA, C.R (LABEL - UFC - Lab. de Bioprospecção e Experimentação de Leveduras - UFCDPML - UFC - Departamento de Patologia e Medicina Legal - UFC) ; SILVA, R.A.C (LABEL - UFC - Lab. de Bioprospecção e Experimentação de Leveduras - UFC) ; SIEBRA, J.S (LABEL - UFC - Lab. de Bioprospecção e Experimentação de Leveduras - UFC) ; SAMPAIO, L.S. (LABEL - UFC - Lab. de Bioprospecção e Experimentação de Leveduras - UFC) ; MAGALHÃES, F.M (LABEL - UFC - Lab. de Bioprospecção e Experimentação de Leveduras - UFC) ; GASPAR, D.M. (FISFAR - UFC - Departamento de Fisiologia e Farmacologia - UFC) ; MORAES, M.O. (FISFAR - UFC - Departamento de Fisiologia e Farmacologia - UFC) ; LOBO, M.D.P. (DB - UFC - Departamento de Biologia - UFC) ; GRANGEIRO, T.B. (DB - UFC - Departamento de Biologia - UFC) ; NASCENTE, L.C. (NQBM - UCB - Núcleo de Química Bioorgânica e Medicinal - UCB) ; ROMEIRO, L.A.S. (NQBM - UCB - Núcleo de Química Bioorgânica e Medicinal - UCB) ; CAVALCANTI, B.C. (FISFAR - UFC - Departamento de Fisiologia e Farmacologia - UFC) ; NOBRE JÚNIOR, H.V. (LABEL - UFC - Lab. de Bioprospecção e Experimentação de Leveduras - UFCDPML - UFC - Departamento de Patologia e Medicina Legal - UFCFISFAR - UFC - Departamento de Fisiologia e Farmacologia - UFC)

Resumo

A criptococose é uma importante infecção fúngica sistêmica oportunista, aguda ou subaguda causada pelo fungo encapsulado Cryptococcus spp. Atualmente duas espécies têm sido relatadas como patogênicas em humanos, o Cryptococcus neoformans e o Cryptococcus gattii. O Cryptococcus spp. é uma das principais causas de mortalidade por fungos em indivíduos imunocomprometidos. O fungo infecta primariamente os pulmões do hospedeiro e posteriormente se difunde para o sistema nervoso central, onde pode causar graves patologias, inclusive a morte. O tratamento das micoses, incluindo a criptococose, é um dos principais problemas de saúde no campo da micologia médica, principalmente devido ao número restrito de antifúngicos disponíveis no mercado. Os produtos naturais oriundos de plantas têm atraído interesse científico, principalmente devido a propriedades antifúngicas. Porém, os produtos naturais apresentam problemas relacionados às suas características físico-químicas. Em decorrência disso, a semi-síntese surgiu como uma ferramenta importante para modular propriedades biológicas destes produtos puramente naturais. No presente estudo avaliamos um eventual efeito antifúngico de nitroderivados obtidos a partir do Safrol frente a cepas de Cryptococcus spp. O estudo incluiu doze cepas de Cryptococcus spp. isoladas de amostras biológicas humanas, pertencentes à Coleção de Leveduras do LABEL/FF/UFC. As cepas foram semeadas em ágar Sabouraud dextrose e purificadas em meio Chromagar. Nove compostos nitroderivados obtidos do Safrol e o fluconazol foram testados isoladamente para determinar a concentração inibitória mínima (CIM), nos intervalos de 128 - 0,25 µg/mL e 64 - 0,125 µg/mL, respectivamente. A CIM dos compostos nitroderivados foi determinada através do método de microdiluição em caldo. Estas foram corretamente preparadas e incubadas a 35° C por 72 h. A leitura foi realizada visualmente. A CIM dos compostos nitroderivados foi definida como a menor concentração de droga capaz de inibir 50% do crescimento dos fungos, em relação ao poço controle. Os compostos 1(5-clorometil-6-nitrobenzo[d][1,3]dioxol), 2(5-(2-nitrovinil)benzo[d][1,3]dioxola) e 3(5-(2-nitroprop-1-en-1-il)benzo[d][1,3]dioxola) apresentaram uma atividade antifúngica interessante frente às cepas de Cryptococcus spp. Em síntese, os resultados sugerem que os compostos 1,2 e 3 podem ser usados como agentes adjuvantes associados com antifúngicos, mas um estudo com um número maior de cepas, bem como de citotoxicidade se faz necessário.