27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1691-1


Poster (Painel)
1691-1NÍVEIS DE CITOCINAS, QUIMIOCINAS E OXIDO NÍTRICO EM AMOSTRAS DE LÍQUOR DE PACIENTES COM MENINGITE POR Cryptococcus
Autores:Gomes, L. K. R. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Silva, F. C. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Silva, L.E.A. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Paim, K.F. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Oliveira, A. C. S. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Silva-Vergara, M. L. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Teixeira, D. N. S. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Silva, P. R. (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Resumo

Introdução: A criptococose é uma micose cosmopolita, de caráter sistêmico mais freqüente em pacientes com AIDS, sendo ainda a segunda causa de doença oportunista do sistema nervoso central (SNC). As citocinas e quimiocinas têm potencial terapêutico ou como adjuvante em vacinas, prevenindo a infecção ou, pelo menos retardando o desenvolvimento de formas clínicas mais graves. Os objetivos deste trabalho foram quantificar citocinas e quimiocinas pró e antiinflamatórias, e óxido nítrico (NO), em amostras de líquido cefalorraquidiano (LCR). Materiais e métodos: Foram utilizadas 37 amostras de LCR de pacientes com criptococose (CC) e 08 amostras de pacientes sem criptococose (SC), as quais foram coletadas e armazenadas no Serviço de Patologia Clínica da UFTM. Foram pesquisados dados epidemiológicos como idade, sexo, procedência, provável positividade para HIV e os resultados do exame de rotina para LCR. As citocinas e quimiocinas (TNF-&alpha, IL-10, CXCL8, CCL2, CXCL10) foram quantificadas por ELISA e o NO pela reação de Griess. Resultados e Discussão: As amostras do grupo CC (n=37) apresentaram predominância de 81,09% para o sexo masculino e 18,91% para o sexo feminino. Neste grupo, 78,37% dos pacientes foram a óbito e 92,85% deles eram portadores do HIV. Dentre as espécies de Cryptococcus identificadas, 94,6% foram C. neoformans e 5,4% C. gattii. Os exames de rotina para LCR mostraram o predomínio celular linfocitário para 36 amostras e apenas em uma amostra foi encontrado neutrofilia. Os níveis de TNF-&alpha e IL-10 foram maiores para o grupo SC (p<0,05) e CXCL8 e CXCL10 apresentaram-se mais elevados no grupo CC (p<0,05). A quimiocina CCL2 apresentou uma menor variação entre as amostras do grupo CC, o que também foi observado no grupo SC porém, houve diferença significativa entre os grupos (p=0,045). Os níveis de NO foram significativamente mais elevados nas amostras de LCR do grupo SC (p<0,05). Conclusão: Este estudo identificou níveis significativamente mais elevados das citocinas IL-10 e TNF-&alpha nas amostras de LCR do grupo SC. As amostras LCR de pacientes CC apresentaram concentrações significativamente mais elevadas para as quimiocinas CXCL-8 e CXCL-10 e níveis reduzidos de CCL2 quando comparados com o grupo SC.. Os níveis de NO foram significativamente mais elevados nas amostras de LCR do grupo SC. CXCL-8 e CXCL-10 detectados no LCR parecem ser marcadores importantes da resposta ao Cryptococcus. Os dados obtidos neste estudo poderão contribuir para o desenvolvimento de terapias futuras para a criptococose.