27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1688-1


Poster (Painel)
1688-1ESTRUTURA E DIVERSIDADE DA COMUNIDADE BACTERIANA PRESENTE NO SOLO RIZOSFÉRICO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE BATATA-DOCE INFLUENCIADAS PELO TEMPO E PELA SAZONALIDADE
Autores:Marques, J.M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Silva, TF (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Vollú, R.E. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Blank, A.F. (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Ding, G. (JKI - Julius Kühn Institute) ; Seldin, L. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Smalla, K (JKI - Julius Kühn Institute)

Resumo

A batata-doce é uma das mais importantes culturas de subsistência do mundo. Principalmente utilizada como alimento, a batata-doce também é utilizada como matéria-prima para a produção de etanol. Para tal, a batata-doce deve apresentar um maior teor de amido e melhores rendimentos agrícolas. Apesar do aumento da importância da batata-doce para produção de etanol, os efeitos desses genótipos na diversidade e estrutura das comunidades bacterianas presentes na rizosfera são desconhecidos. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de três genótipos (IPB-149 - utilizado como alimento, e IPB-052 e 137 - genótipos de interesse para a produção de etanol) na estrutura e diversidade da comunidade bacteriana presente na rizosfera através dos métodos moleculares baseados em PCR-DGGE, PCR em tempo real (qPCR) e na análise de pirosequenciamento do gene que codifica o RNAr 16S. Para analisar os efeitos do tempo e da sazonalidade na estrutura da comunidade bacteriana, os genótipos foram amostrados 3 e 6 meses após o plantio (t1 e t2 correspondem as estações chuvosa e seca, respectivamente). Os resultados das análises dos fingerprints, dos dendrogramas e das análises estatísticas mostraram que o tempo influenciou a estrutura das comunidades bacterianas da rizosfera dos genótipos, sugerindo efeitos da sazonalidade. Efeitos dos genótipos nas comunidades bacterianas foram observados apenas nos resultados das análises estatísticas. O número de cópias do gene que codifica o RNAr 16S presente no solo rizosférico e não rizosférico variou entre 108-109 rrs/g para todas as amostras do t1 , e 107-109 rrs/g (diferença significativa) para todas as amostras do t2. Em geral, os resultados da análise da estrutura das comunidades bacterianas realizada através de dendrogramas construídos usando OTUs (> 97% de semelhança de sequências) mostraram uma baixa similaridade entre as réplicas dos genótipos. A rizosfera do genótipo IPB-137 apresentou os menores índices de diversidade dentre os genótipos (Chao1 e uniformidade de Pielous). O filo e gênero mais abundantes dentre os genótipos foram Proteobacteria e Bacillus. Além disso, o genótipo IPB-137 mostrou uma composição da comunidade bacteriana diferente e muito diversa quando comparado com os genótipos IPB-149 e 052. Em conclusão, estes resultados sugerem que os efeitos da sazonalidade e o genótipo IPB-137 influenciaram na estrutura e diversidade da comunidade bacteriana presente na rizosfera.