27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1683-2


Poster (Painel)
1683-2Comprometimento cognitivo em ratos Wistar adultos submetidos a meningite por Escherichia coli K1 no período neonatal
Autores:Simões, L.R. (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Dagostin, V.S. (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Generoso, J.S (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Dominguini, D. (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Elias, S.g (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Vilela, M.C (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Comim, C.M (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Teixeira, A.L (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Quevedo, J. (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Barichello, T. (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense)

Resumo

A meningite bacteriana é uma inflamação das meninges que afeta a piamater, a aracnóide e o espaço subaracnóide em resposta a bactéria ou aos seus componentes, sendo uma importante causa de mortalidade e morbidade em neonatos e crianças. A Escherichia coli K1 é a principal causa de meningite neonatal em países em desenvolvimento e está associada com danos neurológicos permanentes como déficits sensório-motor, cegueira, perda de audição, prejuízo de memória e aprendizagem. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar os níveis de mediadores inflamatórios, BDNF em diferentes momentos em ratos Wistar recém-nascidos submetidos à meningite por Escherichia coli K1, bem como parâmetros comportamentais na vida adulta. Foram utilizados animais de 3 a 4 dias de vida com 15-20 g que receberam uma injeção intracisternal de 10 μl de solução salina estéril como placebo ou um volume equivalente de suspensão de E. coli K1. Os niveis de IL-4 foram aumentados em 96 h; IL-6 em 12, 48 e 96 h, a IL-10 foi aumentada em 96 h; CINC-1 foi aumentado às 6, 12, 24, 48 e 96 h e BDNF 48 e 96 h no hipocampo, após a indução da meningite. No líquido cefalorraquidiano, os níveis de TNF-α aumentaram em 6, 12, 24, 48 e 96 h. Também foram avaliados parâmetros comportamentais através das tarefas de habituação ao campo aberto, esquiva inibitória, reconhecimento de objetos, esquiva inibitória de treinos multiplos e nado forçado na idade adulta. Na vida adulta, os animais apresentaram prejuízo de memória de habituação e memória aversiva, além disso, o grupo meningite apresentou retenção de memória de reconhecimento de longo prazo. No presente estudo, nós mostramos o perfil de citocinas em diferentes tempos e o comprometimento cognitivo na idade adulta, sendo que o modelo animal deve ser interpretado com cautela antes de correlacionar com a clínica.