27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1682-1


Poster (Painel)
1682-1Prevenção do dano cognitivo em ratos Wistar adultos submetidos a meningite pneumocócica no periodo infantil submetidos ao enriquecimento ambiental
Autores:Generoso, J.S. (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Fagundes, G.D. (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Coelho, J.R. (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Aveline, P.E.D.V. (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Elias, S.G. (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Simões, L.R. (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Vilela, M.C. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Comim, C.M. (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Quevedo, J. (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense) ; Teixeira, A.L. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Barichello, T. (UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense)

Resumo

A meningite bacteriana é uma condição com elevado risco de vida, com alta taxa de mortalidade e sequelas cognitivas a longo prazo, especialmente em recém-nascidos e crianças. No presente estudo, foi avaliado a influência do enriquecimento ambiental na memória e nos níveis de mediadores pró-inflamatórios em ratos Wistar adultos submetidos à meningite pneumocócica no período infantil. No décimo primeiro dia pós-natal, os animais foram divididos em grupo controle; controle + enriquecimento ambiental; meningite e meningite + enriquecimento ambiental e submetidos a uma punção via cisterna magna para receber 10 μL de solução salina estéril como placebo ou volume equivalente de suspensão de Streptococcus pneumoniae. O enriquecimento ambiental iniciou-se 21 dias após o nascimento até a idade adulta. Os animais foram submetidos aos testes comportamentais de habituação ao campo aberto e esquiva inibitória. Na tarefa de campo aberto no grupo meningite, não houve diferença entre a sessão treino e a sessão de teste, demonstrando prejuízo de memória neste grupo. Por outro lado, no grupo meningite + enriquecimento ambiental houve diferença estatística entre as sessões treino e teste mostrando prevenção de memória. Na tarefa esquiva inibitória no grupo meningite, não houve diferença entre a sessão treino e a sessão de teste, demonstrando dano de memória. No entanto, no grupo meningite + enriquecimento ambiental houve um aumento do tempo de latência na sessão teste quando comparada com a sessão treino, mostrando que os animais tiveram memória aversiva. No hipocampo, os níveis de IL-4, IL-10 e BDNF foram aumentados em ambos os grupos meningite. Os níveis de TNF-α, IL-6 e CINC-1 não foram alterados. No LCR, os níveis de BDNF foram aumentados nos grupos meningite e meningite + enriquecimento ambiental quando comparado com os controles, entretanto os níveis de TNF-α não se mostraram alterados. Este tratamento terapêutico não invasivo pode proporcionar benefícios de memória na idade adulta. Entretanto novas investigações são necessárias para fornecer suporte para o enriquecimento ambiental como uma alternativa de tratamento para meningite bacteriana.