27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1678-1


Poster (Painel)
1678-1CARACTERIZAÇÃO DOS SUÍNOS SOROPOSITIVOS PARA Mycoplasma hyopneumoniae DE GRANJAS DE CIDADES LOCALIZADAS NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Autores:MIRANDA, J.C. (UNESP - Universidade Estadual PaulistaUNIFEOB - Centro Universitário da Fundação de Ensino Octavio Bastos) ; NEGRO, M.R.O.C. (UNIFEOB - Centro Universitário da Fundação de Ensino Octavio Bastos)

Resumo

O Mycoplasma hyopneumoniae é o agente etiológico da Pneumonia Enzoótica Suína (PES), caracterizada por dispnéia, tosse seca, anorexia, crescimento lento, letargia, e febre, causando grandes perdas econômicas para indústria suína. A transmissão horizontal por contato direto entre porcos infectados e porcos susceptíveis é considerada o principal fator de risco em populações cronicamente infectadas, este patógeno pode ainda ser mantido no rebanho por transmissão vertical, acometendo mais comumente os suínos de 10 a 22 semanas de idade. O desmame precoce minimiza razoavelmente os níveis de infecção em suínos, enquanto a vacinação pode ser um método importante para a redução da incidência da PES. Este trabalho objetivou a caracterização dos suínos portadores do M. hyopneumoniae de granjas de cidades localizadas no interior do estado de São Paulo. Foram coletadas 150 amostras de soro de suínos, sendo 50 amostras de leitões antes do processo de desmame, 50 amostras de soro das matrizes e 50 amostras de suínos na fase de terminação. O método de diagnóstico utilizado foi o ensaio imunoenzimático ELISA (Enzyme Linked Immunosorbent Analysis), kit comercial para detecção de anticorpos para M. hyopneumoniae. Das 150 amostras testadas, 90 (60%) apresentaram soropositividade para M. hyopneumoniae, onde 38 pertenciam a leitões antes do desmame, 32 a matrizes e 20 a amostras coletadas dos suínos em fase de terminação. A elevada positividade observada nos leitões, 76% de amostras soropositivas, pode ser justificada pela condição do sistema imunológico destes animais nas primeiras semanas de vida e ainda pela transmissão vertical do microrganismo, pois a soropositividade encontrada nas matrizes foi de 64%. Na fase de terminação foi detectada a menor quantidade de amostras positivas, 40%, isso pode estar relacionada a mudança de manejo destes animais durante esta fase, onde os animais se encontravam em ambientes mais arejados, onde havia melhor manejo sanitário, e ainda estes animais já se apresentavam vacinados. Ressalta-se que o desmame precoce pode ser considerado alternativo para diminuir a infecção dos leitões e que a vacinação pode ser usada como ferramenta de tratamento. A baixa soropositividade das matrizes é fundamental para a diminuição da incidência do M. hyopneumoniae no rebanho.