27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1675-1


Poster (Painel)
1675-1AVALIAÇÃO DA IDENTIFICAÇÃO DE BASTONETES GRAM POSITIVOS ESPORULADOS PROVENIENTES DE ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS REALIZADAS NO INCQS/FIOCRUZ.
Autores:Ladeira, E.M. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo CruzINCQS - Instituto Nacional de Controle de Qualidade e Saúde) ; Veras, J.F.C. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo CruzINCQS - Instituto Nacional de Controle de Qualidade e Saúde) ; Souza, M. O. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo CruzINCQS - Instituto Nacional de Controle de Qualidade e Saúde) ; Vidal, L.M.R. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo CruzINCQS - Instituto Nacional de Controle de Qualidade e Saúde) ; Vieira, V.V. (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo CruzINCQS - Instituto Nacional de Controle de Qualidade e Saúde)

Resumo

Os produtos que requerem a característica de esterilidade tais como injetáveis, soros, vacinas entre outros produtos farmacêuticos, devem ser submetidos ao Ensaio de Esterilidade que deve ser realizado em área limpa para evitar resultados falso-positivos. Áreas limpas são consideradas ambientes extremos uma vez que são construídas para minimizar a contaminação microbiana, o que seleciona microorganismos resistentes a condições desfavoráveis. A legislação recomenda a identificação de microrganismos provenientes dos ensaios e do ambiente onde este foi realizado. Os bastonetes Gram positivos formadores de endosporos (BGPE) compõem um dos principais grupos bacterianos encontrados em áreas limpas assim como contaminantes de produtos farmacêuticos. Neste estudo, 47 amostras de BGPE foram submetidas à identificação utilizando o sistema automatizado VITEK 2 e a análise da sequência do gene 16S rRNA. A metodologia molecular foi utilizada como referência para avaliar o sistema de identificação automatizado VITEK 2. A análise do gene 16S rRNA possibilitou a determinação do gênero de todas as amostras analisadas e também indicou espécies ainda não descritas. Neste estudo foram identificados os seguintes gêneros de BGPE: Bacillus, Cohnella, Paenibacillus, Terribacillus, Lysinibacillus, Oceanobacillus e Paenisporosarcina. Os gêneros mais encontrados neste ambiente foram Bacillus e Paenibacillus. Estes gêneros são compostos por aproximadamente 168 e 144 espécies válidas descritas, fato que justifica a dificuldade da identificação fenotípica das espécies destes gêneros. O sistema fenotípico apresentou 21,28% de identificações equivocadas dos gêneros de BGPE e 34,04% de amostras não identificadas. A maioria das amostras não identificadas ou identificadas equivocadamente não são comtempladas no banco de dados do sistema de identificação VITEK 2. As amostras pertencentes às espécies B. circulans, B. pumilus, B. cereus, B. liquiniformis e B. megaterium foram identificadas corretamente pelo sistema de identificação VITEK 2. A grande diversidade dos BGPE mostra que a implantação de metodologias moleculares é fundamental para a correta identificação dos BGPE provenientes de análises microbiológicas realizadas no INCQS/FIOCRUZ.