27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1665-2


Prêmio
1665-2AVALIAÇÃO HISTOPATOLÓGICA DO POTENCIAL PROBIÓTICO DE Lactobacillus spp. DE ORIGEM SUÍNA CULTIVADOS EM VINHOTO DE CANA-DE-AÇÚCAR FRENTE À Salmonella Typhimurium EM CAMUNDONGOS GNOTOBIÓTICOS.
Autores:Barbosa, F.H.F. (UNIFAP - Universidade Federal do AmapáUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Barbosa, L.P.J.L. (UNIFAP - Universidade Federal do AmapáUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Souza, M.R. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Nicoli, J.R. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

A produção mundial de suínos cresceu e o Brasil teve um aumento significativo nas exportações de carne suína. As alternativas disponíveis para substituição dos antimicrobianos nas práticas da suinocultura incluem a utilização de probióticos. Sendo assim, este trabalho propôs realizar a prospecção de microrganismos probióticos cultivados em vinhoto descartado por alambiques de cachaça como meio de cultivo para microrganismos em formulações probióticas a serem utilizadas em suinocultura. Postula-se que a presença de bactérias ácido lácticas em altos níveis no intestino interfere no crescimento, metabolismo ou sobrevivência de outras bactérias entéricas, reduzindo seus efeitos patogênicos ou toxigênicos. Neste trabalho, dois grupos de camundongos gnotobióticos, sendo um grupo controle, um grupo experimental (previamente monoassociados por dez dias com as bactérias lácticas cultivadas em vinhoto - Lactobacillus mucosae; Lactobacillus ruminis; Lactobacillus johnsonii; Lactobacillus reuteri e Lactobacillus acidophilus), com vinte animais em cada grupo, foram inoculados intragastricamente com 0,1 mL de uma suspensão contendo 102 células viáveis de Salmonella Typhimurium. No final de 28 dias de experimento, os animais que não apresentaram morte pela infecção foram sacrificados por deslocamento cervical para exames anatomopatológicos. Foram analisadas lâminas histológicas dos seguintes órgãos: fígado, íleo, cólon, ceco e baço, de camundongos GN (não-infectados / controle) e infectados com S. Typhimurium após 5 dias. Verificou-se que, após 5 dias de infecção com S. Typhimurium, a estrutura da mucosa do cólon foi completamente alterada. Houve destruição da mucosa, com lesão epitelial e intenso infiltrado inflamatório neutrofílico. Os tratamentos com Lactobacillus reuteri e Lactobacillus acidophilus foram mais eficazes em melhorar a lesão da mucosa colônica induzida pela infecção. A infecção promoveu edema nas vilosidades do ceco e infiltrado inflamatório predominantemente de neutrófilos. Nenhum tratamento reduziu o edema, porém houve uma leve redução do infiltrado inflamatório no grupo tratado com probiótico L. reuteri. Em geral, o tratamento com L. reuteri foi mais eficaz em melhorar a lesão das vísceras (baço e fígado) e de porções do trato digestivo (cólon, ceco e íleo) induzida pela infecção.