27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1665-1


Poster (Painel)
1665-1AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PROBIÓTICO DOS Lactobacillus spp. DE ORIGEM SUÍNA CULTIVADOS EM VINHOTO DE CANA-DE-AÇÚCAR FRENTE A MICRORGANISMOS INDICADORES
Autores:Barbosa, F.H.F. (UNIFAP - Universidade Federal do AmapáUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Barbosa, L.P.J.L. (UNIFAP - Universidade Federal do AmapáUFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Souza, M.R. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Nicoli, J.R. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

A produção mundial de suínos cresceu e o Brasil teve um aumento significativo nas exportações de carne suína. As alternativas disponíveis para substituição dos antimicrobianos nas práticas da suinocultura incluem a utilização de probióticos. Sabe-se, também, que o número de Alambiques de Cachaça em Minas Gerais tem crescido e se destacado pela importância social, econômica e política. Entretanto, esse aumento da produção de cachaçarias acarretará um problema ao meio ambiente, devido à maior quantidade de vinhoto, resíduo produzido em grande volume. Sendo assim, este trabalho propôs realizar a prospecção de microrganismos probióticos cultivados em vinhoto descartado por alambiques de cachaça como meio de cultivo para microrganismos em formulações probióticas a serem utilizadas em suinocultura. O teste in vitro para verificar a produção de substâncias inibitórias difusíveis foi realizado pelo método da dupla camada com adaptações, de acordo com a técnica de susceptibilidade a antimicrobianos. Foram utilizadas seis espécies de Lactobacillus spp. como produtoras de substância antagonista frente a reveladoras (patógenos de referência e uma espécie relacionada - Escherichia coli ATCC 25723; Salmonella enterica sorovar Typhimurium e Lactobacillus acidophilus ATCC 4356), a fim de verificar possíveis atividades inibitórias entre as mesmas. As placas foram incubadas a 37ºC, durante 24 horas, sob aerobiose ou anaerobiose, dependendo da característica de cultivo da amostra reveladora. Então, a leitura dos halos de inibição foi feita com o uso de paquímetro digital. Pôde-se verificar que os microrganismos isolados do conteúdo fecal de suínos jovens e adultos, em conjunto, apresentaram atividade antagonista frente a todas as bactérias utilizadas como reveladoras. Verifica-se, também, grande oscilação dos resultados, caracterizando este tipo de determinação como muito instável. Observou-se que a espécie Lactobacillus ruminis foi a espécie que apresentou halos de inibição médios maiores em relação às outras amostras produtoras testadas. As espécies Lactobacillus johnsonii e Lactobacillus reuteri foram aquelas que apresentaram efeito inibidor frente às bactérias reveladoras utilizadas, inclusive microrganismo do mesmo gênero, sugerindo a possibilidade de substâncias antagonistas tipo bacteriocinas. Estas amostras, em relação aos resultados destes testes de antagonismo in vitro, seriam aquelas indicadas como prováveis probióticos.