27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1663-1


Poster (Painel)
1663-1Atividade de óleos essenciais de capim-limão (Cymbopogon citratus) e de gengibre (Zingiber officinale) frente a biofilmes de Listeria monocytogenes
Autores:Reis-Teixeira, F. B. (FCFRP-USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto) ; Sousa, I. P. (FCFRP-USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto) ; Furtado, N. A. J. C. (FCFRP-USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto) ; De Martinis, E. C. P. (FCFRP-USP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto)

Resumo

Biofilmes podem ser definidos como comunidades microbianas aderidas a uma superfície biótica ou abiótica, envolvidas por uma matriz extracelular polimérica (EPS) produzida pelas próprias células aderidas. L. monocytogenes é uma bactéria patogênica formadora de biofilme, capaz de aderir a superfícies inertes, podendo levar à contaminação de alimentos. A listeriose, uma grave doença causada por L. monocytogenes, acomete principalmente gestantes, recém-nascidos, idosos e pacientes imunocomprometidos. O objetivo do trabalho foi avaliar a atividade antibiofilme de óleos essenciais de capim-limão e de gengibre sozinhos ou combinados com solução aquosa de surfactina comercial frente a biofilmes de L. monocytogenes formados em aço inoxidável por 4 e 8 dias. L. monocytogenes foi inoculada (cerca de 7 log de UFC) em poços de microplaca de poliestireno de 24 poços (Costar®) contendo cupons de aço inoxidável (AISI 304 – superfície de 2,45 cm2) e caldo de Infusão Cérebro Coração (BHI, Oxoid). Após 4 e 8 dias, os cupons contendo as células de L. monocytogenes foram imersos em solução aquosa de 4% de óleo essencial de capim-limão ou gengibre sozinhos ou combinados com solução aquosa de surfactina (0,2 mg/mL) por 1h. As células aderidas no aço inoxidável foram removidas através de banho de ultrassom (50-60 Hz) por 2 minutos e em seguida por 1 minuto em agitador tipo vortex. Foram feitas diluições decimais seriadas e semeadura por drop plating em placas de ágar BHI (caldo BHI acrescido de 1,5% de ágar bacteriológico, Oxoid), seguida de incubação a 37°C por 24h para enumeração das células aderidas viáveis. Os resultados parciais demonstraram que a adição de óleo essencial de capim-limão e de gengibre sozinhos ou combinados com surfactina em biofilmes de L. monocytogenes com 4 e 8 dias, reduziu a população de L. monocytogenes em cerca de 2 log UFC/cm2. Não foi observado efeito sinérgico no uso combinado de óleos essenciais e surfactina frente ao biofilme de L. monocytogenes. Apoio: FAPESP.