27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1654-1


Prêmio
1654-1ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE LINHAGENS MUTANTES E NÃO MUTANTES DE Aspergillus fumigatus CONTRA Staphylococcus aureus.
Autores:Silva, E.M.S. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Maki, C.S. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; Procópio, R.E.L. (CBA - Centro de Biotecnologia da Amazônia)

Resumo

O surgimento de cepas multirresistentes de diversos patógenos tem tornado urgente a busca por novas moléculas e fármacos, especialmente no que se refere àqueles associados e provenientes de produtos naturais. Nesse contexto, observa-se que fungos endofíticos têm sido descritos como produtores de compostos antimicrobianos, gerando uma demanda de pesquisas cujo objetivo comum é o isolamento desses fungos e de seus metabólitos. Aspergillus fumigatus é um fungo já descrito na literatura como potencial produtor de compostos antimicrobianos, tendo sido isolado inclusive como endófito. Diante do exposto, este trabalho visa à avaliação da atividade antimicrobiana de linhagens mutantes e não-mutantes de A. fumigatus isolado como endófito de copaíba (Copaifera multijuga Hayne), contra Staphylococcus aureus e à comparação de seus cromatogramas. Suspensões de conídios em meio BD foram obtidas e inoculadas em 10 placas de Petri contendo meio BDA. Dessas, cinco placas foram irradiadas com luz UV de 15 W a 21 cm de distância por 10 minutos e outras cinco placas, por 20 minutos. Seguiu-se à incubação em estufa BOD a 28°C durante 72 horas, revelando o crescimento de colônias consideradas mutantes, das quais 18 colônias foram selecionadas para o estudo, além de 2 isolados controle (não mutantes). Os isolados mutantes e não mutantes foram submetidos à obtenção do meio de cultivo líquido e análise de seus extratos (frações de n-butanol) em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). Das colônias mutantes obtidas, oito apresentaram atividade antimicrobiana contra S. aureus. Os cromatogramas dos 20 isolados testados foram comparados, sendo observado um pico com tempo de retenção inferior a um minuto nos isolados que apresentaram atividade, estando o mesmo ausente nos isolados não antagônicos. Esse pico define um ponto específico para análises posteriores, visto representar um possível ponto de contenção de compostos antimicrobianos.