27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1650-1


Poster (Painel)
1650-1TRIAGEM DE ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE ACTINOBACTÉRIAS ENDOFÍTICAS FRENTE A ISOLADOS DE Staphylococcus aureus METICILINA RESISTENTE(MRSA)
Autores:Oliveira, B.F.R. (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Ferreira Neto, P.J. (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Reis, L.G.V. (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Vieira, J.D.G. (UFG - Universidade Federal de Goiás)

Resumo

Actinobacteria engloba um grupo extenso de bactérias gram-positivas com conteúdo de guanina-citosina (G+C) elevado. Apresentam, em geral, crescimento filamentoso e geração de esporos no ciclo de vida tendo o solo como habitat preferencial. Endofíticos são micro-organismos que habitam o interior das plantas, sendo encontrados em órgãos e tecidos sem causar doenças e sem produzir estruturas externas visíveis. Esses organismos podem constituir potenciais fontes de novos produtos naturais aplicáveis na medicina, agricultura e indústria, considerando que uma pequena parcela de endofíticos foi estudada. Staphylococcus aureus meticilina resistente (MRSA) é a variante desse patógeno bacteriano capaz de causar uma ampla variedade de graves doenças humanas. As opções terapêuticas para as infecções causadas por este micro-organismo resistente estão cada vez mais escassas, o que justifica um retorno à pesquisa e desenvolvimento de novas drogas antibióticas, principalmente a partir de compostos bioativos microbianos. O objetivo do presente trabalho foi verificar a atividade antimicrobiana de actinobactérias isoladas de NIM ou Neem (Azadirachta indica) e malva-do-campo (Hyptis suaveolens) frente a cinco isolados de MRSA. As actinobactérias foram cultivadas em ágar ISP-2 por 14 dias a 30ºC. A técnica de plugs foi empregada nos ensaios qualitativos de bioatividade. Observou-se que isolado NIM 1 exibiu atividade antibacteriana frente a quatro das cinco amostras de amostras de MRSA testadas (80%). O isolado MC45 também demonstrou ação antagonista apenas contra uma das amostras da MRSA. Não foi detectada atividade dos outros isolados de actinobactérias na triagem. Os resultados sugerem que o isolado NIM 1 seja um candidato promissor para estudos de produção de antibióticos frente a MRSA podendo representar futura alternativa na produção de antimicrobianos para uso clínico.