27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1646-1


Poster (Painel)
1646-1INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE TRIPTOFANO SOBRE O CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE ÁCIDO INDOL ACÉTICO EM Burkholdeira spp. ENDOFÍTICAS DE CANA-DE-AÇÚCAR
Autores:TSCHOEKE, B.A.P (UFRPE/UAG - Unidade Acadêmica de Garanhuns) ; SOUZA, A.J. (UFRPE/UAG - Unidade Acadêmica de Garanhuns) ; BARBOSA, J.G. (UFRPE/UAG - Unidade Acadêmica de Garanhuns) ; SANTOS, I.B. (UFRPE/UAG - Unidade Acadêmica de Garanhuns) ; FREIRE, F.J. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Kuklinsky-Sobral, J. (UFRPE/UAG - Unidade Acadêmica de Garanhuns)

Resumo

A produção de fitormônios por bactérias é um dos fatores responsáveis pelo efeito estimulatório observado no crescimento de plantas. O AIA (ácido indol-acético) pode ser sintetizado por várias vias bioquímicas, mas a que utiliza o triptofano como precursor é a principal via realizada pelas bactérias. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e a produção de AIA, por bactérias endofíticas de cana-de-açúcar, em diferentes concentrações de Triptofano. Para o experimento, foram analisadas as linhagens UAGC348, UAGC739 e UAGC741, pertencentes ao gênero Burkholderia, endofíticas de folha e raiz de cana-de-açúcar. Todas são produtoras de AIA. As bactérias foram inoculadas em meio TSA 10% líquido, nos seguintes tratamentos: T1: 0 mM de triptofano; T2: 2,5 mM de triptofano; T3: 5 mM de triptofano e T4: 7,5 mM de triptofano, com 3 repetições cada, incubadas a 28 °C, sob agitação constante (120rpm). O crescimento bacteriano foi acompanhado pela densidade óptica (DO 600nm) e para a produção de AIA (530nm), após 24, 48, 72, 96 e 168 horas de cultivo, com o auxílio de espectrofotômetro. Para a quantificação do AIA, as linhagens foram centrifugadas a 12000 g e utilizou-se o sobrenadante, adicionando-se o reagente de Salkowski (2% de FeCl3 0,5M em 35% de ácido perclórico), na proporção de 2:1. As linhagens foram incubadas por 30min a 28°C na ausência de luz. Os resultados foram comparados a uma curva-padrão previamente calculada para quantificar a produção de AIA. Com base nos dados obtidos, observou-se que as linhagens avaliadas são capazes de crescer e produzir AIA em todas as concentrações de triptofano, apresentando um bom crescimento em todos os tratamentos em relação ao tempo de cultivo. Em relação à produção de AIA, como análise geral, as linhagens avaliadas apresentaram uma maior produção de AIA nas concentrações de 5 e 7,5 mM de triptofano. Sendo a produção sem a presença de triptofano (0mM), insatisfatória para todas as linhagens e concentrações avaliadas. Em relação à quantidade de AIA produzida, a UAGC739 obteve destaque perante as demais, com uma maior produção às 72 horas de cultivo na concentração de 5mM, chegando a 88,98 ug.mL-1. Portanto as linhagens avaliadas possuem a capacidade de crescer e produzir AIA nas diversas concentrações de triptofano, com destaque à UAGC739, que possui um maior potencial para inoculação em campo visando a promoção de crescimento vegetal em variedades de cana-de-açúcar cultivadas em Pernambuco.