27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1642-2


Poster (Painel)
1642-2AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE BIOFILMES MICROBIANOS E SUSCEPTIBILIDADE A ANTIMICROBIANOS EM ISOLADOS DE INDÚSTRIA DE PESCADO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autores:José, K.F.C (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Silva,T.M (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Teixeira,L.A (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Gonzales,A.M.G (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Esper,L.M.R (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Na indústria de alimentos, a colonização das superfícies onde se processam os alimentos pode ocasionar vários problemas, tanto de ordem econômica como de saúde pública. Uma vez formados, os biofilmes são de difícil remoção das superfícies nas indústrias de alimentos devido à produção de substâncias poliméricas extracelulares e às dificuldades associadas à limpeza de equipamentos complexos e ambiente de processamento, transformando-se assim em potenciais fontes de contaminação. Objetivou-se neste estudo avaliar a capacidade de formação de biofilmes de cepas de E. coli e de Listeria spp isoladas em equipamentos da linha de produção de uma indústria de pescado no Estado do Rio de Janeiro. Adicionalmente determinou-se a susceptibilidade de E. coli aos antimicrobianos utilizados na antibioticoterapia.Realizou-se a avaliação da capacidade de formação de biofilme monoespécie em cupons de aço inoxidável nos tempos de 6, 12, 24 e 72 horas a 25ºC, em cepas de E. coli e Listeria spp., previamente isoladas em 3 visitas à uma indústria de pescado no Estado do Rio de Janeiro. Cepas ATCC foram utilizadas como controle. Foram realizados 3 experimentos independentes em duplicata e os dados analisados estatisticamente pelo programa Graphpad Prism 5. O método de difusão em disco foi utilizado no teste susceptibilidade antimicrobiana para os isolados de E. coli conforme recomendações do CLSI.A contagem de células de E. coli e Listeria spp. sobre superfícies de aço inoxidável apresentou valores superiores a 4 log UFC/cm2 após 12 horas de contato para Listeria spp. e 24 horas para E. coli, atingindo valores de 6,68 log UFC/cm2 em 72 h para ambos os gêneros. Houve diferença significativa entre os tempos analisados para os isolados de E. coli e Listeria spp com exceção da comparação entre 24 e 72 horas. Na análise do perfil de susceptibilidade antimicrobiano as cepas apresentaram diferentes perfis, apresentando resistência para ampicilina, por exemplo, na maioria dos isolados, alertando assim para o risco de cepas resistentes e produtoras de biofilmes na indústria de alimentos. Estes resultados demonstraram que E.coli e Listeria spp isolados da indústria são capazes de formar de biofilmes, reforçando a evidencia de um procedimento ineficaz de higienização e/ou a presença já existente de biofilmes na superfície. A identificação de isolados de micro-organismos de importância clínica e com capacidade de formação de biofilmes em superfícies utilizadas na indústria, demonstram a necessidade real de atenção ao controle de qualidade e inocuidade do alimento e ambiente de processamento.