27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1638-2


Poster (Painel)
1638-2Perfil de susceptibilidade a antifúngicos da levedura Cryptococcus gattii isolada de amostras clínicas veterinárias.
Autores:Paula, D.A.J (UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso) ; Favalessa, O.C. (UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso) ; da Silveira (UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso) ; Hahn, R.C. (UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso) ; Nakazato, L. (UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso) ; Dutra, V. (UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso)

Resumo

Cryptococcus neoformans e C. gattii são leveduras basidiomicéticas agentes da criptococose, uma doença que acomete humanos e animais. Na criptococose a realização dos testes de susceptibilidade antifúngica pode ser útil quando ocorre falência terapêutica, nos casos de recidiva e no desenvolvimento da criptococose com exposição anterior aos antifúngicos. O objetivo deste estudo foi verificar o perfil de sensibilidade de C. gattii isolado de amostras clínicas de animais frente a cinco antifúngicos usados no tratamento da infecção. Isolados de C. gattii obtidos de amostras clínicas de quatro casos de criptococose animal sendo dois em felinos e dois em caninos, foram submetidos a análises de sensibilidade. As amostras foram caracterizadas previamente por análises microbiológicas em Agar Sabouraud Dextrose, Agar Níger (Guizotia abyssinica), crescimento a 37°C, produção de cápsula polissacarídica e pela técnica de PCR utilizando primers específicos para C. gattii. O Perfil de susceptibilidade foi realizado pelo Etest (AB Biodisk) seguindo instruções do fabricante. Os antifúngicos testados foram o fluconazol, itraconazol, cetoconazol, anfotericina B e voriconazol. Todos os isolados apresentaram concentração inibitória mínima (MICs) na faixa de sensibilidade ao fluconazol (4,0μg/ml-12μg/ml), cetoconazol (0,064μg/ml-0,125 μg/ml), anfotericina B (0,50 μg/ml-075 μg/ml) e voriconazol (0,064 μg/ml-0,125 μg/ml), entretanto foram sensíveis dose-dependente ao itraconazol (0,5 μg/ml-0,75 μg/ml). No nosso estudo, o voriconazol e o cetoconazol, se mostraram as drogas mais eficientes com baixos valores de MICs, dados que concordam com a literatura, estes demonstram uma boa atividade in vitro do voriconazol contra C. gattii, isolados sensíveis ao cetoconazol e alta sensibilidade a anfotericina B. Este estudo apresenta dados de susceptibilidade antifúngica de C. gattii isolados de amostras clínicas veterinárias, dados importantes uma vez que ainda são poucos os estudos que avaliam a associação da susceptibilidade de isolados ambientais e clínicos, dentre estes isolados veterinários.