27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1632-1


Poster (Painel)
1632-1Avaliação de pó de balão como fonte de corretivo da acidez, de fósforo e de potássio em solo de cerrado cultivado com sorgo
Autores:FONSECA, M.F. (EMBRAPA - EMBRAPA Milho e SorgoUNIFEMM - UNIFEMM - Centro universitário de Sete Lagoas) ; CALDEIRA, D.C.C. (EMBRAPA - EMBRAPA Milho e SorgoUNIFEMM - UNIFEMM - Centro universitário de Sete Lagoas) ; GUIEIRO, C. dos S. (EMBRAPA - EMBRAPA Milho e SorgoUNIFEMM - UNIFEMM - Centro universitário de Sete Lagoas) ; MARRIEL, I. E. (EMBRAPA - EMBRAPA Milho e Sorgo) ; OLIVEIRA, C. A. (EMBRAPA - EMBRAPA Milho e Sorgo) ; MATTOS, B. B. (EMBRAPA - EMBRAPA Milho e Sorgo) ; Mourão C.S. (EMBRAPA - EMBRAPA Milho e SorgoUNIFEMM - UNIFEMM - Centro universitário de Sete Lagoas)

Resumo

A região de Sete Lagoas responde por 28% do total de ferro-gusa produzido no estado de Minas Gerais, constituindo-se no maior parque da industria siderurgica não intergrada a carvão vegetal no Brasil, gerando quantidades significativas de subprodutos. Dentre estes resíduos, o pó de balão (PB), obtido no sistema de limpeza de gases de alto-fornos (54 kg t-1), representa passivo ambiental importante da cadeia produtiva do gusa. Neste estudo, propôs-se avaliar o PB como fonte alternativa de nutrientes e de corretivo de acidez de um solo de cerrado, cultivado com sorgo. O experimento foi conduzido em ambiente sob telado, no campus do UNIFEMM-MG, em vasos de 5 kg de capacidade. Foram testados os seguintes tratamentos: adubação química completa, de acordo com a análise química do solo; omissão de calagem, de fósforo e de potássio, além do tratamento controle (solo sem adubação), com e sem PB, em dose equivalente a 50 t ha-1; em delineamento de blocos casualizados, com três repetições. Após 40 dias de cultivo das plantas, as alterações detectadas nas características químicas do solo variaram em função dos tratamentos avaliados. A omissão de calagem resultou em redução nos teores de cálcio, magnésio, soma de bases, capacidade de troca catiônica e saturação de bases, assim como a omissão de fósforo e de potássio afetaram negativamente seus teores no solo, em relação ao tratamento adubação completa. Por outro lado, embora a adição de pó de balão, com omissão de calagem, tenha proporcionado acréscimos para soma e saturação de bases, os valores observados foram inferiores ao da adubação completa, sugerindo a ineficiência desse resíduo como corretivo. Os teores de fósforo e de potássio no solo, nos tratamentos com omissão destes nutrientes, não foram alterados pela presença do PB. Em contraste, os teores de elementos traços (Cu, Fe, Mn e Zn) foram aumentados com a adição do resíduo, independente dos tratamentos. Concluiu-se que o resíduo utilizado não apresentou eficiência como fonte de corretivo da acidez do solo ou de fósforo e potássio, enquanto elevou os teores de alguns elementos traços do solo.