27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1629-1


Poster (Painel)
1629-1Estratégias para Erradicar Biofilme Produzido por Clone Endêmico Brasileiro ST277 de Pseudomonas aeruginosa Produtora de Metalo-β-lactamase SPM-1
Autores:Cantamessa, R.G. (ICB-USP - Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São Paulo) ; Lincopan, N. (ICB-USP - Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São PauloFCF-USP - Faculdade de Ciências Farmacêutic da USP)

Resumo

Introdução: Pseudomonas aeruginosa é um protótipo de patógeno oportunista cujo principal problema clínico é o potencial de adquirir um fenótipo de multirresistência aos antibacterianos (ATB), assim como uma capacidade de produzir um biofilme que impede a atividade dos ATB e desinfetantes, que normalmente apresentam atividade in vitro contra uma forma planctônica de crescimento. O presente estudo objetiva avaliar diferentes estratégias terapêuticas para erradicar o biofilme, baseadas em i)uso de bacteriófagos líticos; ii)uso combinado de antibacterianos exibindo atividade sinérgica; iii)força iônica alta (FIA). Material e métodos: O clone endêmico brasileiro ST277 de P. aeruginosa produtor de metalo-beta-lactamase foi submetido a crescimento em biofilme utilizando o modelo adaptado do "MBEC Assay (Calgary Biofilm Device). As estratégias terapêuticas exploradas foram aplicadas em biofilmes formados após 12 horas de incubação em diferentes forças iônicas. A avaliação da atividade antibacteriana foi observada após 24 horas adicionais de incubação. Foram utilizados antibióticos [i.e., Aztreonam (ATM) e Piperacilina/Tazobactam (PPT)] previamente avaliados como sinérgicos para modelo de crescimento planctônico do clone ST277. Adicionalmente, foi avaliada uma linhagem de bacteriófagos líticos com atividade contra o clone ST277. Resultados: Em condições normais, o efeito sinérgico de ATM/PPT, observado em modelo planctônico (CIM 2/4 μg/mL, ΣFIC 0,265), não foi extrapolado para o modelo de crescimento em biofilme (CIM superior a 1024/1024 μg/mL). O uso de bacteriófagos líticos na concentração de 10 RTD não exibiu atividade bactericida contra o biofilme, mesmo combinado com ATM ou PPT. Surpreendentemente, quando o crescimento do biofilme foi realizado em FIA, o efeito bactericida do ATM e PPT foi observado na concentração de 4 e 16 μg/mL, respectivamente. A CIM de ambos os antibióticos para o modelo de biofilme em condição fisiológica foi ainda reduzido para menor de 2 μg/mL quando ATM ou PPT foram aplicados em FIA. Conclusão: O efeito bactericida/bacteriostático de um antibacteriano ou das suas combinações sinérgicas não pode ser extrapolado para um modelo de crescimento em biofilme. Especificamente para biofilmes formados por P. aeruginosa produtora de SPM-1, uma condição de força iônica alta é favorável para um sucesso terapêutico. Instituições financiadoras: CAPES, CNPq e FAPESP.