27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1628-1


Poster (Painel)
1628-1Quantificação de S. aureus por qPCR em amostras de leite de vacas em um surto de mastite clínica do Estado de São Paulo
Autores:BARBOSA, M. S. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; MARTINS, H.B. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; AMORIM, A.T. (ICB II-USP - Instituto de Ciências Biomédicas -IUniversidade de São Paulo) ; REZENDE, I.S. (UFBA - Universidade Federal da Bahia) ; SANTOS, V.M. (ICB II-USP - Instituto de Ciências Biomédicas -IUniversidade de São Paulo) ; METTIFOGO, E. (ICB II-USP - Instituto de Ciências Biomédicas -IUniversidade de São Paulo) ; TIMENETSKY, J. (ICB II-USP - Instituto de Ciências Biomédicas -IUniversidade de São Paulo) ; MARQUES, L.M. (UFBA - Universidade Federal da BahiaICB II-USP - Instituto de Ciências Biomédicas -IUniversidade de São Paulo)

Resumo

INTRODUÇÃO: Staphylococcus aureus pertence ao principal grupo de patógenos responsáveis pela infecção intramamária em gado, podendo ocasionar a mastite bovina. Esta patologia possui grande importância econômica por alterar as características do leite, reduzir a produção leiteira, gerar despesas com medicamentos e assistência veterinária, descarte de leite contaminado após tratamento e perda precoce de animais doentes. Com isso, o objetivo deste trabalho foi quantificar a prevalência do S. aureus em amostras de leite cru provenientes de uma propriedade do estado de São Paulo. MATERIAIS E MÉTODOS:: Para isto, foram coletadas 85 amostras de leite cru de vacas com mastite clínica oriundas de um surto no Estado de São Paulo. As amostras foram acondicionadas em caixas isotérmicas até o laboratório e a -20ºC até o processamento. Após extração de DNA das amostras pelo método de sílica, realizou-se o qPCR (PCR Real Time), utilizando a plataforma Applied Biosystems, sondas TaqMan, Master Mix (Applied Biosystems), primer LTnucF (AAATTACATAAAGAACCTGCGACA) e primer LTnucR (GAATGTCATTGGTTGACCTTTGTA) para amplificação do material genético. Foi realizada, então, quantificação absoluta, a partir de uma curva padrão pré-estabelecida variando entre 107 e 100 micro-organismos/µL. Sendo estabelecidos: r2 ≥ 0.970 e eficiência entre 95 a 105%. RESULTADOS e DISCUSSÃO: Dentre o total, houve a presença de S. aureus em 48,24% das amostras analisadas as quais possuíam até 103 micro-organismos/µL. Apesar do S. aureus ser o principal agente patológico causador da mastite bovina, com os resultados obtidos, verificou-se que outros micro-organismos possam ter acometido a região intramamária causando a infecção no restante das amostras avaliadas. CONCLUSÃO: Pela possibilidade de veiculação de micro-organismos, toxinas e resíduos de antimicrobianos no leite a mastite adquire importância para a saúde pública. Dessa forma, estudos sobre a mastite bovina e seus agentes causadores possuem grande relevância.