27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1608-2


Poster (Painel)
1608-2Avaliação da ação ANTIMICROBIANA DO COGUMELO Agaricus subrufescens SOBRE MICRO-ORGANISMOS GRAM-NEGATIVOS CAUSADORES DE INFECÇÃO EM HUMANOS
Autores:AVIZ, G. A. (UCB - Universidade Católica de Brasilia) ; GUILHERME, T.R.M.R (UCB - Universidade Católica de Brasilia) ; SANTOS, M. S. (UCB - Universidade Católica de Brasilia) ; SOUZA, E.R. (UCB - Universidade Católica de Brasilia) ; CONCEIÇAO, A.C.A (UCB - Universidade Católica de Brasilia) ; CASTRO, N. S. (UCB - Universidade Católica de Brasilia) ; Peres, J.C.O (UCB - Universidade Católica de Brasilia) ; TEIXEIRA, C. C. (UCB - Universidade Católica de Brasilia)

Resumo

O popular “cogumelo do sol”, Agaricus subrufescens, conhecido por se desenvolver em campos abertos e ensolarados, possui propriedades medicinais devido ao potencial terapêutico como imunomodulatório, antitumoral e atividade antimicrobiana in vivo. Neste trabalho objetivou- se avaliar o efeito antimicrobiano in vitro do extrato do cogumelo, extraído pelo metanol 80%. Avaliou-se a sensibilidade das cepas padrão de bactérias de importância médica, Escherichia coli ATCC 25922, Klebsiella pneumoniae ATCC 13833, Proteus mirabilis ATCC 25933, Shigella flexneri ATCC 12022 e Salmonella Typhimurium ATCC 14028 por duas metodologias: difusão em ágar pelo método de ágar perfuração (plaqueamento pour plate) e turbidimetria. Para a primeira, testou-se concentrações de 80, 60 e 40 mg/mL frente a E coli, K. pneumoniae, P. mirabilis, S. flexneri e S. Typhimurium. Para a segunda, a concentração utilizada do extrato foi de 100mg/mL e as bactérias testadas foram S. Typhimurium e S. flexneri. Foi realizada a curva de crescimento dos microrganismos testados em meio BHI liquido para determinação da fase logarítmica e posterior padronização do inóculo que corresponderia a contagem em placa de aproximadamente 104 UFC/mL. Como controle de inibição em ambos os testes utilizou-se o antibiótico estreptomicina na concentração de 40 mg/ml para o teste difusão em Agar por perfuração e 200µg/ml para o teste de turbidimetria os quais apresentaram a formação de halo de inibição compatível com a concentração da droga e leitura ótica inferior a leitura espectrofotométrica do controle de crescimento de cada bactéria no tempo de início das leituras. Não foi evidenciada inibição microbiana frente ao extrato do cogumelo em metanol 80% nas concentrações testadas nas duas metodologias. Os resultados sugerem que as moléculas bioativas presentes no fungo, nas concentrações testadas, não exercem efeitos na ausência do sistema imunológico, em testes in vitro.