27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1608-1


Poster (Painel)
1608-1Prevalência de bactérias da família Enterobacteriaceae causadoras de Doenças Transmitidas por Alimentos, em amostras de carcaças de frango congeladas, provenientes de indústrias do Distrito Federal
Autores:SILVA, R. F (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; QUEIROZ, L.L (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; MARQUES, J.S (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; ROSA, E.S (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; SANTOS, M. S. (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; CONCEIÇAO, A. C.A (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; PERES, J.C.O (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; CASTRO, N. S. (UCB - Universidade Católica de Brasília)

Resumo

A carne de frango possui características necessárias para favorecer o crescimento de micro-organismos. A contaminação das aves ocorre por exposição ao ambiente de criação, abate e processamento. Para evitar o crescimento de patógenos é necessário processar o produto em concordância com as Boas Práticas de Fabricação (BPF). Objetivou-se com o presente estudo analisar a prevalência de bactérias pertencentes à família Enterobacteriaceae causadoras de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), em amostras de carcaça de frango congelado, provenientes de indústrias do Distrito Federal. Realizou-se a analise de 40 amostras de aves congeladas. As amostras (25g) foram pré-enriquecidas em 225 ml de água peptonada e incubadas a 37ºC por 18 a 24H, posteriormente, foram diluídas e semeadas por varredura em Ágar MacConkey. As colônias isoladas e caracterizadas foram identificadas por provas bioquímicas (TSI, SIM, Citrato de Simmons, Uréia de Christensen, Fenilalanina, Caldo Nitrato, Ornitina, Lisina e Arginina). Foram isoladas 104 enterobacterias, sendo 22,1 % (23) E.coli, 15,3 % (16) Salmonella ssp., 1,9 % (2) Shigella sp.. Além disso, outros membros da família, deteriorantes, pertencentes ao grupo dos coliformes totais e termotolerantes, foram isolados: 13,4 % (14) Proteus sp., 8,6 % (9) Serratia sp., 7,6 % (8) Morganella morganii, 6,7 % (7) Enterobacter sp., 5,7 % (6) Klebsiella sp., 5,7 % (6) Hafnia alvei, 4,8 % (5) Edwarsiella tarda, 2,8 % (3) Citrobacter sp., 2,8 % (3) Pantoea aglomerans, 1,9 % (2) Providencia sp. Os resultados demonstram que o sistema de produção do frango congelado favorece a sobrevivência de enteropatógenos de importância em alimentos, tais como Salmonella sp, E.coli e Shigella sp., refletindo a necessidade de intensificação do controle microbiológico na linha de produção, afim de se evitar DTA, melhorar a qualidade do produto e minimizar as contaminações cruzadas. Como perspectiva do trabalho será realizado o antibiograma das bactérias isoladas, patógenos e deteriorantes, para averiguar o perfil de resistência as drogas e possível foco de disseminação de genes.