27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1607-1


Poster (Painel)
1607-1IDENTIFICAÇÃO GENÉTICA E AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE ARQUEOBACTÉRIAS HALÓFILAS EXTREMAS ISOLADAS DAS SALINAS DO PERU
Autores:Sabel, J. T. (UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville) ; Rojas, L (UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville) ; Serpa, F. (UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville) ; Pezzin, A.P.T (UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville) ; Apati, G. (UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville) ; França, P.H (UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville) ; Garcia, M.F. (UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville) ; Ferreira, L. E. (UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville) ; Schneider, A.L.S. (UNIVILLE - Universidade da Região de Joinville)

Resumo

A adaptação das Arqueobactérias em ambientes extremos, obrigou-as a desenvolver componentes celulares e estratégias bioquímicas para sua sobrevivência. Em função deste maquinário, os micro-organismos geram produtos bioquímicos que podem ser empregados em condições drásticas, o que geralmente ocorre na indústria. Neste contexto, estes micro-organismos tem despertado o interesse industrial como repositório de moléculas e com potenciais aplicações biotecnológicas. Dentre estes micro-organismos podemos destacar as Arqueobactérias Halófilas Extremas. Dentre os produtos de interesse produzidos por esses organismos está o polímero P(3HB), um polihidroxialcanoato produzido intracelularmente como fonte de carbono e energia. O interesse neste polímero é que, além ser obtido a partir de fontes renováveis, é biodegradável e apresenta propriedades similares ao polímeros petroquímicos. No entanto, as Halobactérias são consideradas organismos com um crescimento lento e com restrições nutricionais. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo estudar a cinética de crescimento celular de arqueobactérias halófilas extremas isoladas nas salinas do Peru (19 isolados), visando a produção de PHAs, bem como fazer a confirmação genética das 19 cepas. Inicialmente os cultivos foram conduzidos em frascos de Erlenmeyer 250 mL por 48 horas.com agitação (150 min-1) a 42º C. As temperaturas de 37º C e 44º C com e sem agitação foram avaliadas. As análises foram realizadas a fim de avaliar o crescimento celular (turbidimetria), consumo de substrato (ácido 3-5-dinitrossalicílico) e produção de PHB (por cromatografia gasosa). O estudo genético foi feito com base no sequenciamento parcial do gene 16S das 19 cepas. Os resultados revelaram que as cepas isoladas 1, 3, 10 e 17 apresentaram velocidade específica de crescimento igual a 0,25 h-1, enquanto as cepas 4, 7 e 14 μ=0,13h-1. Vale ressaltar que independente da velocidade de crescimento a fase exponencial ocorre entre 12h e 24h e o consumo de substrato é finalizado em 36h. Não foi produzido P(3HB) por nenhuma das cepas estudadas. Quanto à influencia de temperatura e agitação sobre o crescimento celular, foi possível constatar que a temperatura de 37 ºC com agitação favoreceu o crescimento celular em relação aos demais ensaios sem agitação e com temperatura mais elevada. As sequências analisadas apresentaram 99% de identidade com o gênero Haloferax sp (cobertura de 96% e E-value 0.0).