27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1604-2


Poster (Painel)
1604-2MECANISMOS DE AÇÃO PROBIÓTICA DE Lactobacillus spp DE ORIGEM HUMANA E INTERAÇÃO COM LEVEDURAS POTENCIALMENTE PATOGÊNICAS
Autores:Cypriano, V.H.N. (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroUFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) ; Luchese, R.H. (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroUFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Resumo

A disbiose, ou desiquilíbrio da microbiota intestinal tem se tornado um problema cada vez mais frequente na atualidade, tendo como consequência várias doenças relacionadas. Uma nova abordagem relaciona o consumo de alimentos enriquecidos com prebióticos, substâncias que promovam o crescimento, estabelecimento e atividade de microrganismos vivos denominados probióticos, para atuarem na modulação e atividade da microbiota intestinal, especialmente no que se refere à exclusão competitiva de patógenos e estimulação do sistema imune. A capacidade de autoagregação tem sido correlacionada com a adesão, um pré-requisito para colonização e infecção do trato gastrointestinal por patógenos. A capacidade de coagregação de microrganismos probióticos e consequentemente a exclusão competitiva de patógenos são requisitos importantes na modulação da microbiota intestinal para a manutenção da saúde. Esta pesquisa objetivou estudar mecanismos através dos quais os lactobacilos se estabelecem no intestino e interagem com leveduras potencialmente patogênicas do gênero Candida. Inicialmente foram realizados testes com o objetivo de verificar se os lactobacilos possuem a capacidade de agregar suas próprias células e as células das leveduras. A capacidade de autoagregação de um dos isolados identificado como L. paracasei spp paracasei foi significativamente superior (p<0,05) aos demais, seguido do probiótico comercial L. acidophilus LA-5. A capacidade de autoagregar não correlacionou com o teste de hidrofobicidade baseado na adesão a hidrocarbonetos cujos valores percentuais médios variaram de 1,4 a 90,5% entre os lactobacilos. Por outro lado, nos testes de coagregação com espécies de Candida, o índice de hidrofobicidade foi diretamente proporcional à capacidade de coagregação. L. paracasei spp paracasei 1 foi a cultura que apresentou os maiores valores de coagreagação, seguida da cultura comercial L. acidophilus LA-5 e de L. paracasei spp paracasei, cujos percentuais de hidrofobicidade foram os três mais elevados, respectivamente 90,5, 87,6 e 11,7%. Os filtrados de lactobacilos livres de células não inibiram as leveduras do gênero Candida. No entanto esta inibição foi observada no contato célula a célula, sendo significativamente maior nos lactobacilos isolados de origem humana, comparado aos comerciais. Conclui-se que testes de coagregação e hidrofobicidade da superfície celular podem ser usados como testes preliminares para seleção de probióticos potenciais.